Somar e dividir afetos

    22
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    A família vai crescer e o filho mais velho se assombra. Como dividir o afeto do pai e da mãe? Como compartilhar o quarto, o carro, a atenção? Ansiedade, ciúme, curiosidade e alegria, tudo fica bem misturado naquela cabecinha. Esse conflito tão palpitante — que ganhou uma ótima reportagem na estreia da Canguru — já foi acolhido, também, por vários autores da literatura infantil. Na coluna deste mês, selecionei dois ótimos exemplos de como o tema, assim como o amor dos pais, é inesgotável.

     

    livro livro2

     

    Eu Só Só Eu

    Com poucas palavras, Eu Só Só Eu, de Ana Saldanha e Yara Kono, consegue capturar o turbilhão de sensações que antecedem a chegada de um bebê. Até agora, tudo era só do mais velho: os brinquedos, os livros, os abraços e espaços. Mas de repente, essa situação muda. Num lindo vaivém do texto, a autora Ana Saldanha explora as várias nuances da palavra “só” até o final, que podemos até adivinhar, mas emociona mesmo assim. O livro traz ilustrações de Yara Kono e acabamento impecável, marca registrada de editora Peirópolis.

    SOBRE OS AUTORES: Ana Saldanha é escritora, tradutora e professora portuguesa. Sua obra, voltada principalmente para o público infantil e juvenil, já recebeu diversos prêmios. Yara Kono nasceu em São Paulo, mas vive em Portugal, onde trabalha como ilustradora, várias vezes premiada.

     

    livro4livro3 
     

     

    Para que Serve uma Barriga Tão Grande?

    Para que Serve uma Barriga Tão Grande? já conquista o leitor a partir do título. A célebre frase de Chapeuzinho Vermelho alcança novas cores e sentidos no texto delicado de Rosa Amanda Strausz e nas ilustrações grandiosas e divertidas de Ivan Zigg. Temos aqui o filhote que vê o corpo da mãe se transformando e já adivinha as novas mudanças que vêm por aí. Rosa Amanda confirma seu talento em buscar pequenas (nem tanto) situações do cotidiano familiar e costurá-las com referências e personagens bem conhecidos da meninada. É o que ela fez também em histórias como A Coleção de Bruxas de Meu Pai, Mamãe Trouxe um Lobo para Casa! e Deus Me Livre!

    SOBRE OS AUTORES: Rosa Amanda Strausz é escritora e jornalista. Já publicou dezenas de livros para crianças, jovens e adultos. Já recebeu os prêmios Jabuti, João-de-Barro, entre outros. Ivan Zigg é ilustrador, escritor, ator e músico da banda Conga, a Mulher Gorila. Ilustrou centenas de livros, sempre com muito humor.

     

    Leo Cunha e os filhos Andre e Sofia


    Leo Cunha é escritor e publicou mais de 50 livros, como Vira-lata (Ed. FTD) eABCenário (Ed.Autêntica). Recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé e João-de-Barro. Na Canguru, dá dicas de livros para crianças.

    contato   [email protected]

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui