Por Rafaela Matias – Não é um assunto muito agradável para a maioria das pessoas, mas se tem alguém que se preocupa com o aspecto das fezes das crianças são as mães e os pais. Até os formatos indicam se os pequenos estão saudáveis ou se há motivos para preocupação. Confira:
Formatos
›› Bolinhas: indicam falta de fibras e líquidos.
›› Comprido, cilíndrico e com rachaduras: indica que as fezes permaneceram muito tempo no cólon. É necessário consumir mais água e frutas.
›› Comprido e com algumas rachaduras na superfície: considerado normal, mas pode indicar princípio de desregulação nos processos intestinais. É preciso beber mais água.
›› Comprido, macio e em formato cilíndrico: é o ideal. Indica bom trânsito intestinal.
›› Com gotas macias e divididas: aponta carência nutricional e desidratação. Introduzir mais legumes cozidos, grãos, aveias e frutas.
›› Totalmente líquido: indica diarreia. É preciso ingerir bastante líquido, evitar alimentos gordurosos e ficar de repouso.
Cores
Verde: a causa mais comum é diarreia. O consumo recente de antibióticos, ingestão de alimentos e bebidas verdes ou ingestão de ferro também podem deixar as fezes nessa cor. Também é comum em bebês que só se alimentam de leite materno.
Preto: sangramento no trato gastrointestinal alto – esôfago, estômago ou duodeno. Pode indicar também consumo de medicamentos ou suplementos de ferro.
Amarelo: infecção intestinal, má digestão, doença celíaca ou em decorrência de alimentação rica em gordura.
Branca ou clara: podem indicam sinais de doenças como hepatite, cistos hepáticos ou cirrose.
Vermelho (com sangue): indica doenças com sangramentos ativo, mais comumente localizadas no trato intestinal baixo, como hemorroidas, divertículos, colite e tumores.
Marrom: é a cor saudável.
Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)
Muito obrigado.