Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, vale ressaltar a importância de conscientizar as crianças para uma relação saudável e sustentável com a natureza. Nada melhor do que livros para introduzir a consciência ambiental nos pequenos. Confira algumas publicações que podem ajudar a abordar o assunto com crianças, sensibilizando-as para questões como desmatamento, preservação da floresta Amazônica, de matas e rios, a necessidade de reciclagem do lixo, respeito aos animais e à natureza.
A árvore generosa , de Shel Silverstein (Companhia das Letrinhas): Conta, sobretudo com ilustrações primorosas, a relação entre um menino e uma árvores. O tempo passa e o menino, crescido, deseja mais do que simplesmente brincar e repousar sob a árvore
Um dia, um rio, de Léo Cunha e André Neves (Pulo do Gato): Essa obra, que tem como um dos autores o nosso colunista, tem o rio como narrador. Amargurado, ele se recorda dos tempos em que havia vida em seu leito. É uma referência ao desastre ambiental da bacia do Rio Doce.
Estranhas Criaturas, de Cristóbal León e Cristina Sitja Rubio (WMF Martins Fontes): Você vai a uma festa e, quando volta, descobre que sua casa desapareceu. Esse livro conta a história de animais que tiveram os lares roubados pelo desmatamento e produção desenfreada de lixo.
Leocádio, o leão que mandava bala, de Shel Silverstein (Companhia das Letrinhas): Do mesmo autor de A Árvore Generosa e A parte que falta, essa obra conta a história de Leocádio, um leão sossegado que de tanto fugir de caçadores armados um dia resolve trocar os papéis e vira um deles.
O protesto, de Eduarda Lima (Pequena Zahar): A bicharada um dia se rebela e como forma de protesto passa a ficar em silêncio. Não há mais latidos, zumbidos, miados, canto de pássaros. O que essa revolta pode trazer de consequências?
Azul e lindo planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha e Otávio Roth (Editora: Moderna): Aborda a importância do planeta Terra. Como preservá-lo para garantir que continue azul e lindo? Como impedir que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas?
O menino da Terra, de Ziraldo (Melhoramentos): O autor trata de um recomeço para a humanidade, caso o meio ambiente seja respeitado e tratado com carinho.
Será que eu compro?, de Rosana Jatobá (Plano B): Esse livro reflete sobre a questão do consumo e da reciclagem, a partir da experiência de crianças numa feira de trocas. Brinquedos e roupas podem ser reutilizados.
Dividir pra quê?, de Nurit Bensusan (IEB, Mil Folhas): Obra fala dos biomas do Brasil (Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Pampa) de forma lúdica e didática. Aborda curiosidades históricas e culturais de cada região.
Meio Ambiente: Uma Introdução para Crianças, de Dennis Driscoll e Michael Driscoll (Panda Books): Essa obra discute todos os temas contemporâneos da sustentabilidade: aquecimento global, energia, escassez da água, qualidade do ar, poluição, lixo, reciclagem, extinção de animais, desmatamento, entre outros.
Um Passeio na Floresta Amazônica – Laurie Krebs (SM Educação): Crianças passeiam pela Amazônia e descobrem as maravilhas da maior floresta tropical do planeta.
Sustenta Mundo – Viagem Amazônica, de Gabriela Brioschi (disponível em pdf, no https://sustentamundo.net): Uma menina viaja pela maior floresta tropical do planeta e descobre o que é desmatamento.
Leia também: 3 livros sobre ansiedade e solidão para ler com as crianças