Único zoológico de insetos do país agora permite visitas virtuais

Imagens e informações sobre a vida das abelhas, formigas, besouros e outros animais fazem parte da mostra online "Planeta Inseto".

1205
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Você sabe o que acontece dentro de um formigueiro? As formigas carregam para lá pedaços de folhas até 50 vezes mais pesados que elas, mas elas não comem essas folhas, que têm outra finalidade. É o que explica um dos vídeos que podem ser vistos na mostra virtual do “Planeta Inseto”, único zoológico de insetos no Brasil, localizado fisicamente no Museu do Instituto Biológico (IB-APTA), em São Paulo.

Na página do espaço, as crianças poderão saber mais sobre a organização social das formigas, as espécies das baratas, por que o bicho-pau fica camuflado igual a um galho de árvore, e outras informações sobre as abelhas, bicho-da-seda e besouros. A exposição online traz também dados sobre insetos de importância médica, como o mosquito da dengue, Aedes aegypti, e explica o que é controle biológico e como funciona um laboratório entomológico. 

Leia também: Mundo Bita e Milton Nascimento juntos em clipe sobre adoção

O que diferencia os insetos de outros animais?

“É possível aprender as características que diferenciam um inseto de outros animais, como o corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdômen), um par de antenas e três pares de pernas. Essa é uma das dúvidas mais comuns dos visitantes da exposição física”, conta Mário Kokubu, educador do “Planeta Inseto” e responsável pela pesquisa de conteúdo da exposição virtual.

No ambiente online, os visitantes podem ainda assistir a vídeos, ver fotos e toda a ambientação das salas físicas do Museu do IB. De acordo com Harumi Hojo, coordenadora do Planeta Inseto, a visitação virtual é importante a curto prazo, devido à pandemia, mas também a longo prazo. “Com esse projeto, pessoas de fora da cidade de São Paulo podem conhecer a exposição e saber mais sobre os insetos, que são muito importantes para o meio ambiente e para a produção agrícola. Sempre tivemos a preocupação de levar o Planeta Inseto para outros locais, por isso, temos o projeto de museu itinerante. Porém, essa virtualização, potencializará ainda mais nossas ações”, afirma

Leia também: Governo de SP autoriza abertura de parques temáticos a partir do dia 23 de setembro

Sobre o espaço físico “Planeta Inseto”

Nas visitas presenciais ao “Planeta Inseto”, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. Estima-se que existam mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e que haja mais milhões a serem identificadas. 

Estima-se que existam mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos

A mostra tem como público-alvo crianças e adolescentes de 3 a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. O público pode conhecer no local, em São Paulo, quatro espécies de abelhas sem ferrão e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos. 

Sediada no Museu do Instituto Biológico, o Planeta Inseto conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde a inauguração, em 2010, o Planeta Inseto já recebeu mais de 400 mil visitantes no museu físico e itinerante. O espaço permanece com visitas presenciais suspensas por conta da pandemia. 

Para visitar o “Planeta Inseto” clique aqui.

Leia também: Vídeo de garota que sai voando em pipa impressiona e viraliza nas redes sociais

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui