Os estoques de banco de sangue tiveram uma queda de 30% no número de doadores nos últimos dez dias, segundo a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), com sede em São Paulo. Segundo o gerente médico da Colsan em Sorocaba, Frederico Brandão, os estoques já estavam baixos e vêm sofrendo uma redução ainda maior. “A gente observa que os doadores estão deixando de comparecer por causa da contenção da mobilidade, em função do coronavírus e, também, porque a doença aumentou as restrições para os doadores”, afirma Brandão ao jornal O Estado de São Paulo.
Um dos motivos da queda é o fato de que estão sendo recusados doadores que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com casos confirmados ou pessoas suspeitas de terem o coronavírus, ou, ainda, aquelas que apresentaram sintomas da doença. Quem também teve gripe no último mês não deve comparecer. Para doar sangue, é importante que o doador esteja em boas condições de saúde.”
A Colsan atua na captação e coleta de sangue em 11 postos na capital, região metropolitana de São Paulo e cidades do interior – além de Sorocaba, Santos e Jundiaí. Conforme Brandão, a maioria dos bancos de sangue do Estado está com estoques baixos, já que as demandas aumentaram em razão dos recentes surtos de Influenza e dengue. Ele alerta para a necessidade de acelerar as doações, tendo em vista a antecipação da campanha nacional de vacinação contra a gripe pelo Ministério da Saúde para o próximo dia 23.
Para doar sangue, você deve:
- Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação)
- Ter entre 16 e 69 anos de idade* (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos)
- Pesar acima de 50 Kg
- Estar em boas condições de saúde
- Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação
Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses
Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses
Grávidas e lactantes (até o 6o mês de amamentação) não podem doar, por determinação do Ministério da Saúde.
Fonte: Colsan
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
- Abordagem Pikler valoriza o brincar livre e o ritmo individual de cada criança
- Consumo de bebidas doces por crianças e adolescentes cresce 23% em 30 anos
- O impacto das telas na infância: uma análise sobre desenvolvimento e atenção
- ‘Não precisa chorar’: ”5 frases que não devemos dizer aos filhos
- Teoria Polivagal: cientista explica relação entre sistema nervoso e traumas