Já imaginou usar uma fralda em seu bebê que avisa quando ela está suja? Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma fralda inteligente com um sensor de umidade que dará um sinal de alerta quando o produto estiver molhado.
“A fralda terá um sensor colocado em seu interior que quando ativado, transmitirá um sinal a um leitor que por sua vez enviará uma mensagem a um celular ou computador, cujo usuário poderá então trocar a fralda”, explica Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Leia também: Avocado, um delivery de produtos para bebês
O produto, segundo a pesquisa, serve não só de bebês, mas também idosos, pessoas com deficiência e pacientes hospitalares. A ideia é que os alertas melhorem o atendimento a esses públicos, prevenindo erupções cutâneas e infecções, por exemplo.
O estudo foi divulgado na revista IEEE Sensors (que traz pesquisas sobre sensores), publicada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, uma das maiores e mais importantes organizações profissionais de todo mundo, publicou um trabalho desenvolvido por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das mais famosas instituições de ensino e pesquisa do mundo, dando conta do desenvolvimento de uma fralda inteligente, que emitirá sinais de alerta quando molhada.
- 5 formas de ajudar a criança a gerenciar a ansiedade
- Educação positiva: 7 dicas para promover a autonomia das crianças
- Abordagem Pikler valoriza o brincar livre e o ritmo individual de cada criança
- Consumo de bebidas doces por crianças e adolescentes cresce 23% em 30 anos
- O impacto das telas na infância: uma análise sobre desenvolvimento e atenção