Bonecas negras com prótese mecânica, vitiligo (despigmentação da pele), sem cabelo e até um Ken de cabelos grandes. Esses são alguns dos 32 novos modelos de Barbie, que fazem parte da linha Fashionista – lançada em 2015, com o objetivo de incluir diferentes tons de pele e tipos de cabelos, assim como cores de olhos diversos.
A preocupação com a diversidade e inclusão mostra uma esforço da marca Mattel em fazer com que cada vez mais crianças sintam-se representadas e identifiquem-se com as bonecas, livres de um padrão de beleza.
Para criação da Barbie com vitiligo, um dermatologista especializado foi consultado para certificar que a doença de pele fosse representada com precisão. Em 2019, modelos com deficiências físicas foram introduzidas na linha Fashionistas, em colaboração com a ativista Jordan Reeves, de 14 anos. Ela é designer e fundadora da ONG Born Just Right, voltada a crianças com deficiências.
Os novos modelos da Barbie chegam ao mercado neste primeiro trimestre de 2020, com preço sugerido de R$ 79,99.
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