Da Redação
O Dia das Crianças está chegando e 6 a cada 10 pais pretendem presentar os filhos com brinquedos. Mas é importante ter cuidado na escolha do jogo, para garantir que a criança vai apenas se divertir, sem qualquer risco de sofrer um acidente involuntário.
A UL, empresa global de segurança de produtos e que atua junto ao Inmetro na certificação de brinquedos, separou oito dicas para uma escolha segura para o Dia das Crianças. Confira:
- Adquira apenas brinquedos com o selo do Inmetro.
- Verifique a faixa etária para a qual o brinquedo se destina indicada na embalagem – os produtos são avaliados considerando seu uso por crianças desta idade. Assim, seu manuseio por quem é mais novo ou mais velho pode causar riscos.
- Cuidado com brinquedos oferecidos no comércio informal, onde é grande o risco de falsificações – inclusive do selo do Inmetro.
- No caso de patins, patinetes e skates é importante adquirir os equipamentos de segurança recomendados (capacetes, joelheiras, cotoveleiras), além de evitar o seu uso em vias públicas.
- Boa parte dos problemas com eletrônicos ocorrem do manuseio inadequado de partes elétricas ou acidentes com baterias. Use sempre os cabos e carregadores originais do produto. Pesquise antes sua adequação para a faixa etária da criança.
- É importante seguir corretamente as instruções do fabricante para carregamento de aparelho que contém baterias, evitando sobrecargas (nunca deixar uma bateria carregando por muito tempo, por exemplo).
- Em todos os casos, leia sempre com atenção o manual de instruções do fabricante.
- Sempre supervisione a brincadeira para evitar acidentes.