Artigos
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
A gente pensa em Carnaval e logo lembra das fantasias, que sempre incluem também maquiagem e muito, muito brilho. No entanto, quando se trata de crianças, é preciso redobrar a atenção com os produtos usados. A pele dos pequenos é mais fina e sensível e, com isso, a capacidade de proteção contra agentes irritantes e substâncias potencialmente prejudiciais é reduzida. Daí, a importância dos cuidados! Aqui, algumas dicas que você não pode deixar passar:
- Maquiagens feitas especialmente para crianças são as mais indicadas, porque costumam ter fórmulas mais leves, à base de água, com menos conservantes e corantes fortes. Isso reduz o risco de alergias ou irritações na pele sensível.
- Evite usar produtos de adultos ou itens de fantasia vendidos em lojas de brinquedos que não tenham sido testados clinicamente: eles podem conter substâncias que irritam a pele, como fragrâncias sintéticas ou componentes que bloqueiam os poros. Procure produtos com selo de agências reguladoras, como Inmetro ou Anvisa.
- Embora não haja uma regra única, o uso de maquiagem só deve ser considerado a partir de cerca de 3 anos, e sempre com supervisão de um adulto responsável, que deve aplicar e depois remover os produtos. Para crianças menores de 2 anos, a orientação dos especialistas é evitar completamente o uso de maquiagem, pois a pele ainda está em uma fase muito sensível de desenvolvimento e é mais suscetível a reações.
- Antes de pintar o rosto todo, é essencial fazer um teste de contato: aplique uma pequena quantidade do produto no antebraço da criança ativamente e observe por cerca de 24 horas se há sinais de vermelhidão, coceira ou irritação. Nesse caso, suspenda imediatamente o uso dos produtos. Esse passo simples pode evitar problemas maiores durante a folia.
- Mesmo com produtos infantis, o ideal é aplicar quantidade moderada de maquiagem. Evite áreas delicadas como olhos e lábios, e prefira cores e texturas suaves. Glitter comum (de papelaria) pode ser abrasivo e causar microcortes ou irritação; se quiser brilho, escolha opções cosméticas específicas e seguras para uso na pele.
- O compartilhamento de pincéis e esponjas também pode aumentar o risco de contaminações. Higienize os acessórios e mantenha o uso individual.
- Depois da brincadeira, a maquiagem deve ser removida completamente com água morna e um sabonete infantil suave ou um produto de limpeza dermoprotetor adequado. Isso ajuda a evitar o entupimento dos poros e irritações que podem surgir se a maquiagem ficar na pele por muitas horas.
- Além da maquiagem, sprays coloridos, espumas e purpurinas tradicionais também podem representar riscos — especialmente se inalados ou aplicados próximos aos olhos — por isso devem ser usados com cautela e distância segura do rosto.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






