6 passos para tornar a leitura prazerosa para as crianças desde cedo

Leia o artigo da pedagoga Patrícia Lopes Alvares na #Canguru.

Por Patrícia Lopes Alvares

leitura-ben-white-148435.jpg (3.85 MB)
Foto: Ben White

Livros, jornais, papéis, anúncios e latas de produtos “dizem coisas”. Tentativas da criança de explorar o universo escrito estão ligadas à necessidade de ter acesso ao significado. E, para ter significado, a criança busca e realiza diversas experiências de decodificação, como nos afirma Weiss (1980).

Pais e professores devem trabalhar em conjunto para que a criança tenha acesso ao código em contextos significativos.

Há muitas coisas que podemos fazer para que este período de alfabetização seja um momento de prazer e muito conhecimento entre as crianças e o mundo letrado. Assim sendo, devemos:

» Tornar o contato com a leitura e a escrita prazeroso. Ler para a criança, contar histórias (pais com hábito de leitura incentivam a formação de filhos leitores)!

» Disponibilizar materiais (revistas em quadrinhos, livros, revistas infantis com muitas gravuras e poucos textos).

» Estimular a leitura de palavras que a princípio são ligadas a imagens. Esse tipo de leitura favorece o contato com a escrita. Anúncios, placas e rótulos de marcas conhecidas podem iniciar a decodificação dos fonemas de forma lúdica e prazerosa.

» Nomear objetos de casa ou do quarto da criança. Usar letra de imprensa maiúscula. Essa prática tornará o ambiente alfabetizador e com diversos fonemas usuais do cotidiano da criança.

» Solicitar que a criança leia o que escreveu, questionar, pensar no som do fonema para superar e ampliar o conhecimento.

» Utilizar jogos pedagógicos, como jogo da memória, dominó, bingo, quebra-cabeça. Mediar o processo de construção da base alfabética de forma agradável e divertida.

Enfim, a criança necessita gostar de aprender, gostar de ler, gostar de escrever. Então, o primeiro passo é incentivar, motivar e fornecer meios para enriquecer a aprendizagem.

Com essas pequenas atitudes significativas, certamente estaremos contribuindo para a formação de um futuro leitor.

 

Patrícia Lopes Alvares é pedagoga, especialista em educação infantil e educação inclusiva e professora regente do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Colibri.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também