Artigos
5 dicas para evitar o estresse na hora da lição de casa

Da redação
Lição de casa – há quem sinta arrepios só de ouvir falar nesse assunto. Prática comum na maiorias das escolas brasileiras, a tarefa que os professores mandam para os alunos fazerem em casa como revisão dos temas trabalhados em sala de aula, pode se tornar um momento de estresse entre pais e filhos. Não que seja assim para todas as famílias, mas é fato que muitas enfrentam o problema.
Inserir um horário na rotina das crianças para a lição pode ajudar a evitar transtornos nessas situações.
“As tarefas são uma oportunidade de reflexão e de crescimento pessoal da criança, além de auxiliarem no desenvolvimento de responsabilidade e senso de organização”, explica a educadora Natália Germano.
Ela destaca que o incentivo e o interesse da família são essenciais. “É fundamental que os pais entendam a importância da lição, que ajudem as crianças a prosseguir por conta própria em seus estudos”, reforça Natália que é gerente do setor pedagógico do Kumon.
Estabelecer horário e local adequados para o estudo, montar uma agenda com as atividades diárias e deixar a casa silenciosa na hora da lição ajudam na organização.
Veja a seguir seis dicas que podem ajudar os pequenos a se habituar ao momento das tarefas.
1. Crie um horário fixo para a lição
Assim como existe a hora do banho, de escovar os dentes e de comer, as tarefas devem estar previstas na rotina da criança. Ao ter um horário certo, fica mais fácil para os pequenos se acostumarem à prática e entenderem que todos os dias, naquele determinado momento eles terão de se dedicar aos estudos.
2. Mantenha um ambiente organizado
É importante ter um local físico reservado para fazer a lição, que seja iluminado e longe de distrações, de modo que a criança consiga realizar os exercícios e se concentrar. O ideal é que a mesa e a cadeira tenham tamanho adequado à idade da criança. Além disso, ela deve ter à mão os materiais que irá utilizar, como lápis, borracha e outros, evitando interrupções em busca dos mesmos.
3. Garanta que as atividades sejam finalizadas
Ao começar um exercício, oriente a criança para que siga a ordem dos exercícios, sem pular folhas, e vá até o fim, evitando assim o acúmulo de tarefas para o dia seguinte. Isso também ajuda o pequeno a criar o hábito de finalizar uma atividade e não deixá-la pela metade, com a desculpa de que tem algo mais importante a fazer. Claro que há exceções, mas elas não devem se tornar a regra.
4. Incentive a autonomia da criança
No fim do dia, é importante que o pequeno se acostume a organizar os materiais de estudo e deixe a mochila preparada para o dia seguinte. “Isso estimula a autonomia e a responsabilidade da criança para com seus afazeres”, diz Krishna Tavares, coordenadora de ensino na Escola Alef Peretz, em São Paulo.
5. Não faça a tarefa no lugar do seu filho
Os pais devem se mostrar presentes na hora da lição, mas não são eles que vão fazer os exercícios – e sim a criança. Se preciso, o adulto pode tirar dúvidas, ler e ajudar a entender o enunciado. “Seja companheiro da criança. Mostre que você está ali para qualquer necessidade, mas não faça as atividades no lugar delas”, completa Krishna.
Leia tanbém:
Dever de casa: excessivo ou valioso? Dicas para tornar a hora da lição mais fácil
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






