Brincar, explorar e experimentar… Você já parou para pensar na importância da criatividade para o desenvolvimento das crianças? Encorajar as crianças a explorar o mundo ao seu redor é uma maneira de fazer com que encontrem soluções inovadoras para os desafios do dia a dia. Embora a maioria dos pais tenham essa consciência, é um desafio para eles conseguir que os filhos mantenham o equilíbrio entre o estímulo à imaginação e o tempo de telas.
Segundo estudo realizado pela Faber-Castell e a plataforma Toluna, com mais de 500 pais de todo o Brasil, 77% consideram que brincar com os filhos é uma forma essencial de criar memórias afetivas duradouras; e 56% acreditam que essas atividades representam tempo de qualidade em família. Entretanto, as crianças ficam entre 30 minutos e 3 horas por dia em dispositivos eletrônicos, os quais incluem, segundo 47% dos pais, TV, celular e videogame.
A preocupação com o tempo excessivo de tela é representativa para 42% dos pais, e 87% afirmaram buscar alternativas para reduzir esse uso, promovendo brincadeiras e disponibilizando materiais que permitam trabalhar a criatividade nas crianças.
LEIA TAMBÉM:
Em pergunta de múltiplas escolhas, os entrevistados revelaram que 53% das crianças realizam atividades de pintar e desenhar, contra 49% que usam jogos e/ou brinquedos eletrônicos/celular e 45% que assistem a vídeos e filmes na TV.
“Atividades manuais, como desenhar, colorir, montar e criar surgem como uma alternativa eficaz para equilibrar o tempo de tela e estimular a imaginação, oferecendo às crianças a oportunidade de expressar suas emoções, desenvolver habilidades motoras e explorar todo o seu potencial criativo”, comenta Luis Mauro de Campos Russo, gerente da linha Creativity For Kids, da Faber-Castell.