Artigos
4 brincadeiras para gastar a energia das criançada dentro de casa
Jogar bola no corredor do apartamento, fazer esconde esconde pela casa, disputar quem chega primeiro no banheiro… A esta altura da quarentena, é bem capaz que os pais já tenham inventado mil e uma brincadeiras para fazer com que as crianças gastem energia dentro de casa. Mas, se os adultos chegam ao fim do dia exaustos, o mesmo não se pode dizer dos pequenos. A “bateria” deles parece não ter fim! Então, que tal tentar novas sugestões? A treinadora Gabriela Cangussu, da plataforma Queima Diária, criou o programa “Divertindo as Crianças”, em que buscou reunir atividades físicas com diversão para movimentar a garotada e, assim, criar hábitos mais saudáveis para toda a família.
Leia também: Como fazer as crianças se movimentarem dentro de casa
As aulas duram entre 7 e 10 minutos e estão divididas em duas séries com quatro exercícios de 40 segundos cada, para que todos se movimentem. “Enquanto os pequenos brincam, eles também melhoram a flexibilidade, força e a coordenação motora”, explica Gabriela. E o melhor é que os adultos também podem arriscar o “pulo do sapo” ou sair andando pela casa imitando um animal e, de quebra, fazerem um exercício físico. Confira abaixo algumas das brincadeiras para gastar a energia das crianças sem sair de casa:
AGACHAMENTO
Agache e levante com os pequenos por 40 segundos.
PULO DO SAPO
Agache em posição de sapo e pule quando subir durante 40 segundos.
MORTO OU VIVO
Quando o adulto disser: “Morto!”, as crianças devem agachar. Quando o adulto disser: “Vivo!”, as crianças devem dar um pulinho e ficar de pé.
ESTÁTUA IMITANDO UM ANIMAL
As crianças devem se movimentar imitando um animal e quando o adulto disser: “Estátua!”, elas devem parar na posição sem se mexer.
Leia também: Ensinar a criança a respirar traz vários benefícios à saúde
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...
A “Lei Felça” foi aprovada. Mas você sabe proteger seu filho online?
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...






