Neste mês em que se comemora o Dia Mundial da Alfabetização (8 de setembro), educadores destacam a relevância desse processo tão importante para o desenvolvimento integral da criança, que permite trabalhar diferentes questões cognitivas, linguísticas e sociais. Aprender a ler e escrever muda o jeito de os pequenos explorarem o mundo e traz impactos a longo prazo, tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional.
“A alfabetização é uma etapa crucial no desenvolvimento, mas nem sempre é um processo fácil ou interessante. Com as estratégias adequadas, porém, pode se tornar muito mais agradável”, explica a neuropedagoga e psicopedagoga Mara Duarte, diretora da Rhema Neuroeducação, instituição de ensino voltada à formação de professores.
No Brasil, pouco mais da metade (56%) dos estudantes de escolas públicas brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para o 2° ano do ensino fundamental. A meta é que 100% das crianças desse ano sejam alfabetizadas até 2026, segundo o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo Ministério da Educação (MEC).
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Atividades lúdicas podem servir de estímulo à alfabetização, ao transformar o aprendizado da leitura e da escrita em uma atividade divertida e envolvente. Confira 10 sugestões da especialista para trabalhar em sala de aula (e em casa também):
- Caça ao tesouro das letras:
Esconda letras do alfabeto pela sala ou pelo ambiente externo e incentive as crianças a encontrá-las. Conforme encontram cada letra, peça para identificarem o nome e o som correspondente.
- Bingo de palavras:
Crie cartelas de bingo com palavras simples e imagens correspondentes. À medida que as palavras são chamadas, as crianças podem marcar nas cartelas, incentivando o reconhecimento visual das palavras.
- Jogos de memória com letras e palavras:
Faça jogos de memória com cartas que tenham letras ou palavras escritas, pois isso ajuda no reconhecimento visual das letras e no desenvolvimento da memória.
- Histórias com fantoches:
Use fantoches para contar histórias simples que enfatizem as letras e os sons. As crianças podem interagir com os personagens e repetir palavras-chave durante a história.
- Quebra-cabeças de palavras:
Crie quebra-cabeças com palavras simples e imagens correspondentes. “À medida que as crianças montam o quebra-cabeça, podem repetir a palavra em voz alta, reforçando a associação entre a escrita e o som.
- Blocos de montar:
As peças de encaixe podem ganhar letras maiúsculas e minúsculas, pintadas com caneta hidrocor, para que as crianças façam a correspondência entre elas.
- Jogo da velha com letras e palavras:
Adapte o tradicional jogo da velha substituindo os símbolos por letras ou palavras. Essa atividade ajuda no reconhecimento das letras e no desenvolvimento do raciocínio lógico.
- Pintura de letras e palavras:
Incentive as crianças a praticarem a escrita e a ortografia através da pintura. Elas podem pintar letras e palavras em folhas de papel ou até mesmo em calçadas usando giz.
- Escrita de histórias em grupo: Divida as crianças em grupos e peça para criarem histórias juntas. Cada grupo pode escrever uma parte da história, incentivando a prática da escrita colaborativa.
- Jogo da caixa de sons: Coloque objetos que comecem com diferentes letras em uma caixa. As crianças devem escolher um objeto aleatório e identificar o som inicial da palavra.