7 erros mais comuns dos pais

Primeiros socorros em crianças:

O risco de acidentes com crianças nas férias aumenta. De acordo com pediatras, os mais comuns são afogamentos, queimaduras e quedas. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano com crianças. Durante os recessos escolares este índice aumenta em 25%.

É importante que os pais conheçam algumas técnicas de primeiros socorros e evitem erros básicos. Veja os equívocos mais comuns e as ações corretas.

Queimaduras

ERRADO: Colocar manteiga, pasta de dente ou pó de café.

CORRETO: Colocar o ferimento sob água gelada e buscar atendimento médico, se necessário.

1

ERRADO: Mover a criança depois de ela sofrer uma queda alta.

Queda

CORRETO: A criança pode ter fraturado a coluna ou ter tido ferimento grave. O certo é manter a calma, deixá-la no mesmo local até a chegada de ambulância e paramédicos. Se a respiração estiver comprometida, é preciso tentar abrir as vias aéreas até o atendimento chegar.

2

3

Sangramento no nariz

ERRADO: Levantar a cabeça da criança.

CORRETO: Deve-se virar a cabeça para baixo. Elevar a cabeça da criança pode provocar o deslocamento do sangue para as vias aéreas ou para o estômago e provocar sufocamento, náusea ou vômito.

Choque elétrico

ERRADO: Não buscar atendimento médico imediato.

4

CORRETO: Se a criança levou um choque deve ser avaliada e ficar em observação para que médicos chequem se houve algum dano no coração. Se após o choque a criança perder a consciência, o recomendado é colocá-la deitada na sua lateral até a chegada da ambulância.

Ferimentos e cortes

ERRADO: Limpar com água oxigenada.

5

CORRETO: Lavar apenas com água e sabão.

ERRADO: Induzir o vômito da criança.

CORRETO: Levar a criança para atendimento médico o mais rápido possível e não dar nada para ela beber. Se a criança engoliu um objeto pontiagudo ou uma bateria (pilha), levar na emergência.

Ingestão de produtos químicos e/ou tóxicos, ou de objetos

6

ERRADO: Tentar levantar a criança. 

Desmaios

CORRETO: Deite a criança sobre uma superfície lisa e rígida e levante as pernas, porque assim aumenta a circulação do sangue.

7