crescem casos em crianças e adultos

Surto de gripe em São Paulo:

Assim como no Rio de Janeiro, que vive uma epidemia do vírus influenza A, estados como Bahia, Espírito Santo, Amazonas e São Paulo também veem crescer os casos de gripe nas últimas semanas.

Segundo especialistas da saúde, este aumento ocorre fora de época. O isolamento social, exigido pela pandemia da Covid-19, contribuiu para conter também o influenza, mas o afrouxamento das medidas fez com que esse vírus voltasse a circular com mais força neste momento.

As queixas mais comuns de crianças com gripe provocada pelo influenza são:

febre alta 

dor de cabeça 

dores nas articulações

nariz entupido

garganta inflamada

tosse

vômito 

diarreia

dificuldade respiratória

Tempo de recuperação

Leva, em média, entre 10 e 14 dias para que a criança fique boa da gripe. Durante esse período, pediatras recomendam alguns cuidados para diminuir desconfortos. Veja a seguir.

1) Hidratação

A ingestão de líquidos contribui para eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Por isso, é fundamental manter a criança bem hidratada.

2) Remédios antitérmicos

Esses medicamentos podem aliviar sintomas de febre, mas só devem ser tomados com orientação médica e seguidas as orientações  sobre dosagens e intervalos entre elas.

3) Lavagem do nariz

Duas a três vezes por dia, deve ser feita a lavagem do nariz com soro, o que ajuda a eliminar a secreção e melhorar a tosse. Fazer inalação também pode trazer mais bem-estar para os pequenos.

Médicos dizem que não é necessário levar as crianças ao hospital nos primeiros sintomas. Porém, existem alguns indicadores que não devem ser ignorados: criança muito prostrada fora do período de febre e com dificuldade respiratória, quando a barriga entra muito na respiração.

Sinais de alerta

As medidas de prevenção contra o influenza são as mesmas praticadas contra o coronavírus:

Distanciamento social

Uso de máscaras

Como previnir

Manter ambientes ventilados

Evitar aglomerações

Lavar o nariz com soro duas ou três vezes por dia

Realizar o isolamento social caso apareçam sintomas gripais

Higienização das mãos

Como previnir

Gostou desse conteúdo? Veja mais stories da Canguru News:

Siga-nos

Leia mais sobre o assunto: