Dor de cabeça infantil – saiba as causas e formas de evitar o incômodo

A dor de cabeça é uma queixa frequente em adultos e também nas crianças.

Estima-se que 85% das crianças entre 5 e 12 anos terão cefaleia ao menos uma vez na vida.

Além da dor de cabeça em si, a criança pode apresentar sintomas como sensibilidade à claridade e aos odores e até náuseas, o que caracteriza uma enxaqueca.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos, poucas horas de sono, questões emocionais como ansiedade ou estresse, e problemas de visão são fatores que podem provocar a dor de cabeça.

As causas

Da mesma forma, quadros infecciosos, como uma amigdalite ou sinusite, traumas e quedas também podem ser a causa da cefaleia nas crianças. 

O mesmo vale para alimentos como chocolate, refrigerantes, doces, frituras e comidas gordurosas.

Se as dores são persistentes e os sintomas frequentes, a ponto de fazer a criança parar de brincar, é importante consultar um pediatra. Em casa, os pais devem observar o filho para ter mais detalhes sobre como é a dor, que horas ela costuma surgir e quais as suas características. 

Atenção a mudanças na rotina

4 principais fatores que podem provocar dor de cabeça nos pequenos

Pular refeições

Longos intervalos sem comer alteram o metabolismo e fazem surgir a dor. Nesse caso, uma rotina de alimentação bem definida, com refeições saudáveis a cada três horas, é a melhor forma de prevenção.

1

Dormir pouco

2

É importante que a criança tenha horários fixos para dormir e acordar, evitando assim a fadiga cerebral, que também ocasiona dores de cabeça.

A dificuldade de enxergar é uma causa comum de dor de cabeça. Os músculos que movimentam os olhos estão no osso da cabeça, e se são muito exigidos, podem desencadear o desconforto, que deve ser investigado por um oftalmologista.

Problemas de visão

3

Ranger os dentes

Problemas na articulação da mandíbula, como o bruxismo, comum durante o sono, podem fazer com que a criança tenha dor de cabeça.

4

Em geral, é um tipo de desconforto que aparece pela manhã, logo após acordar. O dentista pode indicar o uso de uma aparelho noturno que impeça que os dentes se batam.

Gostou desse conteúdo? Veja mais stories da Canguru News:

Siga-nos

Leia mais sobre o assunto: