O debate sobre o metaverso ganhou fôlego desde o ano passado com o anúncio da Meta (antigo Facebook) de que vai investir na criação desses mundos que espelham o real. Entender melhor sobre o tema auxilia os pais e as crianças, preparando-os para uma experiência inédita para a humanidade. Esse futuro não está tão distante assim...
Veja a seguir algumas informações importantes sobre esse assunto.
É a tentativa de levar a vida real para o universo virtual. Com o uso de realidade aumentada e realidade virtual, os humanos terão a experiência de vida no ciberespaço, por meio de avatares, que se movem em 3D. O avatar é a identidade virtual no metaverso, o "espelho" do real.
O conceito de metaverso surgiu em 1992 com o romance Snow Crash, de Neal Stephenson, que idealizou um universo virtual semelhante à vida no mundo físico.
Snow Crash | Foto: Divulgação
O Fortnite, um dos jogos mais populares dos últimos anos, é um bom exemplo do que seria um metaverso voltado para o entretenimento e convivência lúdica.
Fortnite | Vídeo: Epic Games
O Second Life foi criado por Philip Rosedale, em 2003, materializando a ideia de Stephenson. Trata-se de um mundo dentro do ciberespaço que imita a vida real, com avatares, governos, sistema de justiça, moeda própria e os cidadãos residentes, que convivem com avatares. O jogo teve a sua última atualização em 2018 e um boom de usuários em 2020.
Second Life | Foto: https://secondlife.com/
As skins são tipos de avatares de jogos multiplataformas e multiplayers. Nos jogos há skins femininas e masculinas. Porém, a questão de gênero não aparece no metaverso dos jogos.
League of Legends, da Riot Games | Vídeo: ERINOO (Youtube)
O Facebook (agora Meta) anunciou ao final de 2021 que investirá na criação de Metaversos que pretendem abarcar diferentes aspectos da vida humana. O conceito é muito melhor assimilado agora, pós-pandemia, pelo fato de as pessoas terem tido experiências virtuais intensas.
Crianças nativas digitais, no futuro, vão vivenciar o metaverso não apenas em jogos eletrônicos, mas na escola, na hora de brincar, fazer amizades, socializar. Imagina-se que a hibridez entre mundo físico e virtual trará mudanças brutais de comportamento. Obviamente, haverá impactos nas relações afetivas e sociais das famílias. Por isso, pais e filhos devem estar preparados e conscientes.