Febre: o que os pais devem e não devem fazer

Apesar de gerar forte preocupação entre os pais, a febre infantil não é um sinônimo de doença. Ela é um mecanismo de defesa do sistema imunológico ao identificar algo fora da normalidade em seu funcionamento. A elevação da temperatura corporal pode acontecer devido a infecções virais ou bacterianas, inflamações, insolação ou desidratação.

Nem todos os métodos para lidar com a febre, muitos deles popularmente difundidos, são uma boa opção.

Veja a seguir dicas médicas sobre o que fazer e o que não fazer.

Não misturar antitérmicos

Os antitérmicos são grandes aliados no combate à febre. Misturar remédios pode causar efeitos adversos, piorando o caso. É importante dar sempre o mesmo remédio. O uso deve ser realizado com parcimônia, num intervalo de tempo recomendado.

Pais NÃO devem fazer

Não aplicar álcool na água do banho

Essa medida é altamente desaconselhada por pediatras. O menor, ao entrar em contato com uma substância tão potente, pode se intoxicar. Além de não ser eficaz, e trazer riscos, o álcool pode também causar queimaduras na pele dos menores.

Não dar banho gelado

Existe um alto risco de que, ao entrar em contato com uma água em temperatura muito baixa, a criança tenha choque térmico. Nesses casos, os receptores de temperatura corporal recebem o alarme de que a febre programada não foi alcançada. Sendo assim, o sistema entende que o corpo precisa novamente ser aquecido, dessa vez com uma temperatura ainda mais alta.

Dar bastante água

Junto com a elevação de temperatura, é comum que as crianças passem por quadros de desidratação. É importante que sejam constantemente hidratadas para sentirem menos indisposição. A hidratação também ajuda a equilibrar a temperatura corporal.

Pais devem fazer

Retirar o excesso de roupas

É comum que os pais, ao perceberem que seus filhos estão com febre, os envolvam com roupas quentes. Apesar de ser um gesto bem intencionado, não é benéfico. O recomendado é que o excesso de roupas seja retirado, para que as crianças possam transpirar. Aos poucos, a temperatura corporal será equilibrada.

Procurar um médico se a temperatura não baixar

Nos casos de febre alta e persistente, um médico deve ser procurado para avaliar o quadro da criança.

Observar seu filho

É importante observar o comportamento da criança quando a temperatura se reduz: se a criança ficar ativa, brincando e se alimentando, não há sinal de alerta.

Buscar atendimento rápido em caso de convulsão febril

A convulsão febril é a causa mais comum de convulsão infantil, mais frequente em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Porém, são muito raras, ocorrendo sobretudo em crianças com predisposição genética. Quando a convulsão acontece, a criança deve receber atendimento médico prontamente. Se houver mais de uma convulsão, deve ser acompanhada por um neuropediatra.

Gostou desse conteúdo? Veja mais stories da Canguru News:

Siga-nos

Leia mais sobre o assunto: