Como ajudar a criança a controlar emoções: A janela da tolerância

Você já ouviu falar em "janela de tolerância"? O conceito é usado pelo psiquiatra Daniel Siegel, professor e fundador do centro de pesquisa de Consciência e Atenção plena, na Universidade da Califórnia (EUA).  Resumidamente, a janela de tolerância é a amplitude de ativação do nosso cérebro dentro da qual podemos funcionar bem. Ou seja, as pessoas têm janelas de tolerância de tamanhos diferentes.

O QUE É JANELA DE TOLERÂNCIA

DEPOIS DA TENSÃO, O EQUILÍBRIO

Quando você tem medo de algo, o seu sistema nervoso autônomo (SNA), dividido em simpático e parrasimpático, entra em ação. O SNA Simpático é o alarme: seu cérebro te manda lutar ou fugir sob perigo.  E depois você precisa se reequilibrar. Como? Com o SNA Parassimpático. Ele é o responsável pela calma, pelo relaxamento. É o freio para nos acalmar, retomar o ritmo normal da respiração.

Se essas duas partes do sistema estão bem equilibradas, nós nos controlamos bem e podemos enfrentar situações inesperadas e difíceis. Ou seja, nossa janela de tolerância é maior, a “zona verde”. Se as emoções nos dominam e temos explosões, entramos na "zona vermelha": ultrapassamos nossa janela de tolerância.

ZONA VERDE E ZONA VERMELHA

Se a criança perde o controle, não faz isso por escolha. Esse comportamento ocorre quando ela deixa a janela de tolerância, sai da zona verde e migra para a zona vermelha.  Quando a criança ultrapassa a janela de tolerância, terá acessos de raiva, choro, mordidas, gritos, pode dizer palavrões ou optar pelo isolamento, silêncio. Pode haver também paralisia, imobilidade.

E SE QUEM PERDE O CONTROLE É A CRIANÇA?

O QUE FAZER?

A janela de tolerância da criança vai se ampliar quanto maior for o seu repertório, a sua experiência de vida. Por um simples motivo: equilíbrio é uma habilidade aprendida. É natural a criança perder o equilíbrio. O importante é saber o que desencadeia isso e ter paciência para ajudá-la a voltar à zona verde.

O psiquiatra Daniel Siegel faz algumas perguntas aos pais, durante suas consultas, que os ajudam a contribuir com o equilíbrio emocional de seus filhos. Veja algumas delas:

Light Yellow Arrow

Quão ampla é a zona verde de seu filho? Pense se ele é capaz de lidar com emoções e situações sem ir para a zona vermelha.

Com que facilidade ele abandona a zona verde? Ele perde o equilíbrio por problemas menores?

Existem gatilhos que costumam desencadear o desequilíbrio do seu filho? Fome, sono, cansaço, por exemplo?

Quando seu filho se afasta da zona verde e perde o controle, qual é a intensidade da zona vermelha?

Quanto tempo seu filho fica fora da zona verde? Ele retorna a ela com facilidade ou não?

Gostou desse conteúdo? Veja mais stories da Canguru News:

Siga-nos

Leia mais sobre o assunto: