Conflitos entre crianças:

Ferramentas da disciplina positiva para ajudar na mediação

Lined Circle

Conflito é sinônimo de agitação, bagunça, briga, alvoroço, desordem. E isso tudo é muito comum na infância, porque as crianças ainda não têm maturidade para controlar suas próprias emoções. 

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Você já deve ter visto essa cena: uma criança quer um objeto qualquer que está na mão de outra criança. O que ela faz? Simplesmente vai lá e pega. Mas é bem provável que a outra criança não queira dar o objeto. E assim começa o conflito.

As emoções vêm à flor da pele e a raiva pode ser manifestada com tapas e gritos. Muito comum entre irmãos ou amigos.

O que os pais ou professores podem fazer para ajudar as crianças? Veja a seguir algumas ferramentas da Disciplina Positiva.

Seja um exemplo. Tenha autocontrole.

Mais do que brigar com a criança, é importante tentar analisar o comportamento que a levou a agir de tal maneira. Algumas perguntas norteadoras:

Por que será que elas estão brigando? 

Elas já falam e conseguem expressar seus desejos e necessidades?  

Há adultos próximos dispostos a entender o que se passa? 

Demonstre compreensão e empatia.

A falta de habilidades de comunicação. A necessidade de chamar a atenção. Irritação, cansaço, frustração, fome e tantas outras coisas podem ter motivado o conflito.

Pergunte e ouça o que as crianças têm a dizer. Ofereça ajuda. Coloque todos no mesmo barco.

Evite entrar no conflito. Se necessário, você pode mediar, mas faça isso sem julgar ou tomar partido, apenas com o objetivo de ajudar a resolver a questão. 

Pausa Positiva. Foco em solução.

Sugira que as crianças tirem um tempo para se acalmar, talvez em lugares diferentes, e que retornem depois de um certo tempo para tentarem juntas buscar uma solução.

Confie na capacidade delas de aprenderem novas habilidades ao praticá-las. 

Considere não interferir e até sair de perto, se for seguro deixá-las sozinhas. Diga que você se importa com elas e que também confia na capacidade delas de se resolverem sem a sua interferência.

Ensine habilidades de comunicação respeitosas e estratégias para autorregulação. Encoraje a cooperação às crianças. 

Invista em treinamento. Faça um acompanhamento eficaz.

Texto: Bete P. Rodrigues, professora, consultora educacional E trainer em disciplina positiva.

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