Viagens de carro permitem mais liberdade no roteiro e nas paradas, mas também podem ser cansativas para as crianças, que querem chegar logo ao destino.
As dicas são da especialista no uso de telas, Mariana Fraga.
Veja a seguir brincadeiras para distrair os pequenos durante o trajeto – e não apelar para os eletrônicos.
Boa Viagem!
Comece dizendo “com meus olhinhos eu vejo algo amarelo” e a criança deve identificar em seu campo de visão alguma coisa com as características descritas.
Os jogadores devem se alternar até cansarem da brincadeira ou, quem sabe, chegarem ao destino final.
Alguém diz uma palavra qualquer e os demais devem pensar em algo relacionado.
Por exemplo: Rosa > Flor > Margarida > Branco > Paz. A brincadeira segue até que um dos participantes não encontre uma palavra relacionada. Ah, não pode repetir palavras, hein!
Alguém começa uma história, o próximo dá continuidade e assim sucessivamente.
Por exemplo: Era uma vez um limoeiro… que ficava em frente à casa de madeira… e nessa casa morava uma família… que adorava colher limões para…
Esse é um ótimo desafio para ver quem está bom de memória. Alguém diz:
— Fui à feira e comprei uma penca de bananas. O próximo jogador complementa: — Fui à feira e comprei uma penca de bananas e uma melancia. Um terceiro diz: — Fui à feira e comprei uma penca de bananas, uma melancia e um abacaxi. E por aí vai. A brincadeira acaba quando ninguém mais lembrar da frase inteira.
A ideia é trabalhar o raciocínio rápido e a associação. Falem coisas que pertencem a um determinado ambiente. Por exemplo: No banheiro tem… Chuveiro > Escova de dente > Toalha > Espelho.
A brincadeira segue até que as opções se esgotem e vocês não consigam lembrar de mais nada. Lembre-se sempre de variar os ambientes e escolher alternativas mais complicadas.
Comece a cantarolar discretamente uma música e as outras pessoas presentes no carro devem adivinhar qual é a melodia. Quem acertar ganha o direito de cantar a próxima.
Siga-nos
Gostou desse web story? Veja mais: