Por Canguru News

5 Curtas para falar de

sentimentos  e valores

com as crianças

Os curta-metragens, assim como os livros, podem ajudar os pais a falar de temas difíceis com os filhos.

”Os curtas trazem mensagens por meio de metáforas que nem sempre a criança entende, mas os pais podem assistir ao filme junto com o filho e depois conversar sobre aquele assunto“, explica a psiquiatra infantil Fernanda Mappa. A seguir, ela indica cinco curtas que falam sobre sentimentos e valores e podem inspirar boas conversas em família.   Confira a lista!

O curta provoca uma reflexão sobre a busca da felicidade constante em um contexto social e econômico que favorece justamente o oposto.   As metáforas da animação também criticam a falta de respeito ao próximo e, com isso, de amor-próprio. Direção de Steve Cutts, 2017.

HAPPINESS

la luna

O curta reflete sobre a importância de atos feitos com carinho, paixão e respeito para chegar a resultados desejáveis.  Destaca também a necessidade de entender que cada um pode ter uma forma diferente de chegar ao mesmo ponto final. A trama dirigida por Enrico Casarosa, de 2012, lembra que, por vezes, perder é ganhar em dobro.

Lidar com as adversidades da vida com resiliência, refletir sobre o inesperado e ser sempre verdadeiro são algumas das mensagens que o curta de Alan Barillaro, de 2016, transmite.  A vida da pequena ave bebê que sai pela primeira vez do ninho também remete à questão da independência e autonomia que as crianças adquirem aos poucos.

PIPER

IN A HEARTBEAT

Drama animado americano, de 2017, dirigido e escrito por Esteban Bravo e Beth David, conta a história de Sherwin, um garoto que se apaixona pelo amigo Jonathan.  O curta mergulha em valores como o respeito a todas as formas de amor.

O senso de missão e companheirismo se destacam nessa história de amizade entre o pássaro Peck e a nuvem Gus, que, juntos, devem criar e entregar bebês de todas as espécies do mundo animal no planeta Terra.  O curta de Peter Sohn, de 2009, traz uma reflexão sobre as diferenças e a preocupação com o próximo.

PARTLY CLOUDY

Gostou das indicações?  Mais dicas de curtas-metragens para assistir com os filhos aqui:

Mais stories