Teste de Covid-19  em crianças

Por

Canguru News

Com a previsão de volta às aulas presenciais no segundo semestre, em grande parte do país, a preocupação em manter as crianças protegidas contra o vírus será ainda maior.   A seguir, saiba tudo sobre o teste de Covid-19 em crianças: quando fazer, qual o mais indicado, com que frequência e os principais sintomas.

"Os testes recomendados são aqueles que fazem a detecção do material genético do vírus, que são o teste de RT-PCR ou o teste de antígeno”, diz Francisco Ivanildo de Oliveira, infectologista pediátrico e gerente médico do Sabará Hospital Infantil.

O PCR, que identifica o vírus e confirma a doença quando a pessoa já está infectada, é considerado o exame padrão-ouro, isto é, o mais eficaz.

Qual exame fazer

Tanto o PCR quanto o teste de antígeno podem ser feitos através da coleta de secreção do nariz e da faringe, com o uso de um cotonete longo inserido na narina ou na boca. Embora seja desconfortável, o exame é feito de forma muito rápida, sem causar danos ao nariz e à garganta.

Como o exame é feito

O teste PCR ou do antígeno deve ser feito na primeira semana de sintomas.

Quando fazer

Sintomas de Covid-19 nas crianças

Já as crianças menores podem ter sintomas como choro, recusa alimentar, desconforto respiratório – no caso de comprometimento pulmonar, dor abdominal e sintomas gastrointestinais, como vômito e diarreia.

Crianças mais velhas e adolescentes costumam apresentar os mesmos sintomas dos adultos: febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, coriza e indisposição.

Os sintomas da covid-19 nas crianças variam de acordo com a faixa etária.

Especialistas avaliam que o ideal seria fazer o teste duas a três vezes por semana. Porém, não há uma recomendação formal para testagem regular dos alunos que voltaram a frequentar a escola. O infectologista pediátrico Francisco de Oliveira ressalta que o exame não pode ser a única medida de segurança adotada. Distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e desinfecção de ambientes são essenciais.

Frequência do teste na escola

Laboratórios, clínicas e centros de diagnósticos fazem o exame de forma particular ou por meio dos planos de saúde, com pedido médico. O preço pode variar de R$200 a R$350. Prefeituras como a de São Paulo e do Rio de Janeiro dizem fazer o teste PCR gratuitamente em locais como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Assistência Ambulatorial (AMA).

Onde fazer o teste de Covid-19

5 Escapadas próximas a São Paulo para levar as crianças

8 dicas para uma viagem segura em família

Mais stories

Gostou do conteúdo?

Leia mais sobre o assunto no link: