Sono e comida:

10 alimentos que ajudam a criança a dormir

O sono é um processo que envolve muitos fatores. A alimentação também influencia a qualidade do sono. A ciência tem comprovado que alimentos que contêm aminoácido triptofano, vitaminas do complexo B e magnésio contribuem para uma boa noite de sono.

Confira alguns deles e introduza na alimentação das crianças!

E não é que vovó estava certa? Tomar um copo de leite morno antes de dormir ajuda muito na qualidade do sono. Rico em cálcio, o alimento é um grande aliado do relaxamento e do fortalecimento ósseo. 

LEITE

1.

Assim como o leite, o queijo também é uma boa fonte de cálcio, responsável por induzir o sono. O alimento também é rico em triptofano, substância que proporciona relaxamento muscular e auxilia no descanso. Mas atenção! Evite as opções mais gordurosas.

QUEIJOS

2.

O iogurte é uma opção leve e prática para compor o cardápio noturno das crianças. Quando combinado com aveia, o iogurte promove a sensação de saciedade por mais tempo, evitando os famosos lanches da madrugada. Também é fonte do aminoácido triptofano.

IOGURTE

3.

Não podem faltar na alimentação dos pequenos. As frutas fornecem substâncias essenciais para a qualidade do sono, como melatonina, seratonina, triptofano e magnésio. A melatonina, conhecida como o hormônio do sono, regula o metabolismo.

FRUTAS

4.

Laranja, banana e frutas vermelhas

Esses são legumes ricos em magnésio e em vitaminas do complexo B, nutrientes que contribuem para uma noite tranquila. 

LEGUMES

5.

Beterraba, sementes de abóbora e batata

PEIXES

O ômega-3, presente nos peixes, ajuda a melhorar a qualidade do sono e aumenta as capacidades cognitivas das crianças. Consumir peixe uma vez por semana já seria suficiente para melhorar o raciocínio lógico e garantir uma noite de sono tranquila.

6.

Salmão, atum, arenque e sardinha

De todos os tamanhos e variedades, os cogumelos são ótimos alimentos que devem compor o prato da criançada. Ricos em vitaminas do complexo B, proteínas e magnésio, eles podem ser adicionados em refogados, tortas, sopas e molhos.

COGUMELOS

7.

Além de fazerem parte de uma dieta equilibrada e saudável, as verduras colaboram para o descanso das crianças, pois são ricas em vitaminas do complexo B – que colabora muito com o aumento da qualidade do sono e o relaxamento muscular.

VERDURAS

8.

Couve, espinafre, brócolis, escarola e rúcula

Elas devem ser consumidas com moderação, mas são ótimas opções de lanche para o dia a dia, pois ajudam a manter a saciedade por mais tempo. Além disso, são fontes do hormônio melatonina, responsável por promover uma boa noite de sono!

OLEAGINOSAS

9.

Nozes, castanhas e amêndoas

Super nutritivo, melhora o humor e ainda promove uma boa noite de sono para os pequenos. A vitamina B6 presente no alimento impulsiona a produção de serotonina.

GRÃO-DE-BICO

10.

Gostou desse conteúdo? Veja outros stories da Canguru News

Siga-nos

Leia mais sobre o assunto: