10 alimentos superpoderosos

para o cérebro e a imunidade das crianças

Veja a seguir a lista que preparamos de alimentos com superpoderes.

Alguns alimentos fortalecem o sistema imunológico, a memória e a concentração. Ricos em nutrientes e minerais, especialistas recomendam adicionar esses “alimentos superpoderosos” à rotina das crianças, acompanhados de uma dieta bem balanceada.

Vegetais verde-escuros

Concentram substâncias ótimas para o sistema nervoso e a saúde cerebral, entre elas a luteína, que reduz o déficit de atenção. Estudo realizado na Universidade de Illinois (EUA) revelou que as pessoas que mais consumiam luteína exibiam memória e raciocínio mais afiados.

(Brócolis, couve, rúcula e espinafre)

Peixes (salmão e sardinha)

Ricos em ômega 3, gordura que faz parte das poli-insaturadas e está associada à conexão entre os neurônios. Auxilia na produção de neurotransmissores e tem ação anti-inflamatória, o que contribui para a regeneração das células do cérebro.

Abacate

Alimento rico em vitaminas do complexo B, benéfico para a memória. Além da luteína, apresenta uma boa concentração de ômega 3, vitaminas B6, B12, E e C, assim como selênio, colina e outros compostos essenciais para os neurônios. A gordura monoinsaturada da fruta protege as artérias.

Azeite de oliva

Outro alimento rico em gordura monoinsaturada e pode ser muito bom para a memória. Contém ainda o oleocantal, que ajuda a reduzir o risco de Alzheimer, além de uma porção de antioxidantes. 

Oleaginosas

Frutas oleaginosas são repletas de vitamina E, selênio, gorduras boas e magnésio, importantes antioxidantes que reduzem os radicais livres. São fontes de ácido alfa linolênico e ácido elágico, que ajudam na saúde do cérebro. Estudos revelam que o consumo de oleaginosas pode interferir nas ondas cerebrais envolvidas com a retenção de memória e aprendizado. 

(Nozes, castanha de caju, castanha do pará, amêndoa)

Batata Yacon

Vegetais amarelos e vermelhos são muito benéficos para a saúde e o sistema imune por apresentarem carotenóides, vitamina A e vitamina C. Além dessa batata ser muito rica nesses nutrientes, ela tem ainda grande quantidade de água, potássio, baixo valor calórico, além de ser uma das melhores fontes de frutooligossacarídeos (FOS) vegetal. Os FOS ajudam a controlar o açúcar no sangue e reduzir o colesterol. 

Considerado um “superalimento”, é um ótimo aliado do sistema imunológico, pois possui vitaminas E, A e zinco, nutrientes que, de acordo com os especialistas, são essenciais para aumentar a defesa do organismo. Além disso, há estudos que associam o consumo de grão de bico ao controle de diabetes, com redução dos níveis de açúcar no corpo.

Grão de bico

Frutas cítricas

Frutas vermelhas e amarelas são ricas em vitamina A, carotenóides e vitamina C. Possuem ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, aumentando a resistência a infecções de doenças.  São ótimas substitutas para produtos ultraprocessados, como doces e guloseimas.

(morango, laranja, acerola, tangerina)

Gergelim

Excelente fonte de arginina, um aminoácido importante para várias funções do organismo, como a melhora da cicatrização, aumento da atividade do sistema imune e eliminação de toxinas do corpo, além de ajudar a melhorar o desempenho muscular ao aumentar o ganho de massa magra e diminuir a fadiga.

Mel

Os compostos presentes no mel conferem poder antioxidante e antimicrobiano, protegendo o corpo. É também é um prebiótico extremamente potente que nutre as bactérias boas que vivem no nosso intestino. Por isso, é benéfico para a digestão e para a saúde em geral.  É importante lembrar que o mel não deve ser consumido por crianças menores de 1 ano.

Se gostou do conteúdo, talvez se interesse por:

E leia a matéria na íntegra em nosso site: