7 razões para não usar o castigo para educar crianças

A punição e o castigo causam dor, vergonha e culpa nas crianças. Além de não terem um efeito positivo para a educação, podem desconectar os filhos dos pais.

Aprendemos mais com amor do que por meio da dor. Crianças precisam de limites, aprender a seguir regras e a respeitar o próximo. Mas existem formas de educar sem fazer uso da força, do desrespeito e da agressividade. 

Saiba a seguir impactos do castigo nas crianças.

Problemas comportamentais acentuados

Castigos geram muitos problemas comportamentais nos filhos e não melhoram o comportamento indesejado. Aliás, tendem a piorar muitas vezes.

1.

Confusão mental nas crianças

É muito dolorido apanhar de quem se ama. Os filhos ficam muito confusos quando apanham e sofrem castigos, e não entendem. Associar amor com dor pode trazer consequências na vida adulta: medo de amar, medo de se entregar, medo de sofrer. 

2.

A punição convida os filhos à rebelião – e não à colaboração. Desperta sentimentos como medo, raiva e vingança ao invés de respeito e empatia.

3.

Sentimentos negativos aflorados

Impacto psíquico 

Os hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, aumentam e isso diminui a capacidade de foco e concentração da criança que é submetida a castigos físicos e punições.

4.

Separação afetiva

O castigo desconecta pais e filhos emocionalmente e, portanto, existe uma menor chance de mudanças positivas no comportamento.

5.

Impacto na autoestima

Faz com que as crianças tenham crenças como “não sou uma boa criança”, “ninguém me ama”, “não faço nada certo” e isso afeta a autoestima delas negativamente.

6.

Estresse tóxico

Quando castigos e punições são frequentes, podem ainda acarretar estresse tóxico, o que tem vários efeitos negativos como agressividade, problemas de socialização, dificuldades de aprendizado e distanciamento emocional mais brusco dos pais.

7.