Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde informou que há 92 notificações e 75 casos confirmados de hepatie A, sendo que a maior parte dos infectados homens de 20 a 30 anos. A rede municipal de saúde está oferecendo a vacina para crianças de até 5 anos, em clínicas da família e centros municipais de saúde. O secretaria também avalia a ampliação de vacinação para adolescentes e adultos e refoça que o surto é localizado, pois até o momento não houve registros de casos em outras comunidades.
A Hepatite A é uma doença de inflamação que afeta o fígado, a transmissão ocorre por via oral ou fecal. Como precaução da doença, além da vacina, é importante adotar medidas de higiene na hora de preparar alimentos e consumir água tratada.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou o fechamento dos três pontos de coleta de água analisados na região do Vidigal, na Zona Sul, que apresentaram resultado positivo para o vírus da hepatite A. A contaminação foi constatada pelo Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As análises foram feitas ainda em outros sete locais, mas que não apresentaram a presença do vírus.
Com base no resultado das análises, o prefeito acionou a da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconsema) para fechar o poço artesanal na Avenida Presidente João Goulart, 759, no Vidigal, e o chuveiro da praia do Sheraton Hotel, na Avenida Niemeyer. Já a Vigilância Sanitária foi orientada pelo prefeito a interditar a loja que funciona no número 753 da Avenida Presidente João Goulart, local em que foi identificada lote de água mineral contaminada da marca Ouro da Serra.
A Prefeitura do Rio informa que já ocorre novas coletas para identificação de outros possíveis focos e reitera a importância dos moradores adotarem medidas preventivas como lavar as mãos e só usar água fervida e/ou filtrada para beber e preparar alimentos. Os reservatórios, filtros e garrafas devem ser higienizados com hipoclorito de sódio que a Prefeitura e a Cedae têm distribuído.
Como prevenir?
– Consuma sempre água tratada. Em caso de desabastecimento ou água imprópria, utilizar hipoclorito de sódio ou ferver a água para consumo.
– Cozinhe bem os alimentos, pois o calor mata os vírus, bactérias e outros microorganismos causadores de doenças.
– Lave bem e desinfetar frutas e verduras. Só descascar as frutas depois
de lavar e desinfetar.
– Lave sempre as mãos antes de preparar os alimentos; antes e após as refeições; a cada troca de fralda; ou manipulação de fezes ou lixo.
– Utilize cloro, água sanitária ou hipoclorito de sódio (2.5%) para a desinfecção
de objetos, limpeza de bancadas, banheiros, chão, etc.