Artigos
Sexualidade começa na infância – 4 dicas para lidar com o assunto em casa
Por Phitters
Nossos filhos devem viver de forma plena e isso inclui a vida sexual.
Sem puritanismo, mas também sem falta de responsabilidade ou consciência do que realmente querem – e, não, seus amigos ou parceiros sugerem.
Essa consciência não é assunto só para a adolescência. A sexualidade começa na infância.
E a grande pergunta é:
– O que nós, como pais, fazemos hoje que irá influenciar as decisões futuras de nossos filhos?
A educação sexual começa na gestação. Quando descobrimos se é menino ou menina, e as reações que temos em cada cenário. Os comentários e as expectativas que criamos, a forma como nos comunicamos e os desejos que temos sobre seu comportamento na infância e vida adulta.
1. A informação leva a decisões mais conscientes:
Estudos mostram que abordar o assunto com naturalidade e informar os filhos adequadamente está associado ao início tardio da atividade sexual por adolescentes.
É fundamental sempre responder ao que a criança pergunta, para que ela não vá buscar na rua a informação que não teve em casa.
2. As respostas precisam se adequar a idade:
Cada fase requer um tipo de resposta diferente. Saber esclarecer as dúvidas sem deixar a criança confusa é o desafio dos pais.
3. Sexo e sexualidade é assunto do dia a dia:
Achamos que chegará o dia em que vamos dar uma aula para nossos filhos sobre o assunto, mas não é esse o caminho.
O ‘assunto’ está no nosso cotidiano, nos comentários que fazemos, nas ações tanto com nosso parceiro quanto com nossa família e amigos.
4. Em caso de surpresas, tudo bem se não tivermos uma resposta na ponta da língua.
Podemos falar que vamos pesquisar ou pensar melhor, e então esclarecemos a dúvida assim que possível. Isso dá tempo para organizarmos nossas ideias e conseguirmos explicar a questão da melhor forma possível.
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
“Não quero ter filho, quero viajar”, deixa eu te contar uma coisa
Se você não quer ter filhos, está tudo certo. Mas, se você quer viajar… saiba que dá, sim, para fazer...
10 cuidados que toda mãe de criança cacheada precisa conhecer
Hidratação, finalização suave e menos desembaraço: com algumas orientações práticas, você ajuda seu filho a manter os cachos saudáveis e...
O que você precisa saber sobre a volta às aulas se o seu filho tem TDAH
Retomada da rotina escolar pode evidenciar desatenção, impulsividade e dificuldades de organização. Acompanhamento médico e apoio da escola são essenciais
Vai, Planeta! Clássico dos anos 1990 vai voltar em live-action, em produção da Netflix
Nunca precisamos tanto de alguém para salvar o meio-ambiente e, pelo menos, na ficção, poderemos contar com ele, o Capitão...






