Seu filho preparado para a vida: veja 50 brincadeiras para fazer com as crianças

O cérebro dos nossos filhos funciona como uma esponja, absorve todas as informações ao redor, por isso muitas vezes brincadeiras simples são também super estimulantes para eles.

Playkids apresenta:

Foto: Arquivo Playkids

A infância é a fase de maiores e mais intensas descobertas e aprendizados. Nos primeiros anos o cérebro faz entre 700 e 1.000 conexões por segundo, mais do que em qualquer outro período da vida. Uma criança de 3 anos tem um cérebro duas vezes mais ativo do que de um adulto.

O cérebro dos nossos filhos funciona como uma esponja, absorve todas as informações ao redor, por isso muitas vezes brincadeiras simples são também super estimulantes para eles.

E a relação que mantemos com as crianças, com afeto, proteção e cuidados também contribui para o desenvolvimento delas.

Quando os pais garantem aos filhos segurança emocional, física e estímulos positivos, estão dando as melhores condições para que as crianças explorem o mundo ao seu redor, façam suas próprias descobertas e desenvolvam as chamadas funções executivas.

Funções executivas

Habilidades que precisamos desenvolver para chegarmos a um objetivo de forma planejada:

  • Refletir antes de tomar decisões
  • Trabalhar diferentes ideias
  • Solucionar desafios inesperados
  • Pensar sob diferentes ângulos
  • Reconsiderar opiniões
  • Evitar distrações para não perder o foco

Preparar a criança para a vida e para a escola não se trata somente de ensinar, mas de dar ferramentas para que elas aprendam sozinhas. Oferecer atividades que encorajam a curiosidade, por exemplo, é uma forma de incentivo para que elas façam suas próprias descobertas. Jogos e brincadeiras simples levam a criança a um universo lúdico em que ela pode realizar suas próprias fantasias, criar narrativas e resolver problemas e, depois, aplicar isso no dia a dia com a família ou com os amigos.

CLIQUE AQUI para acessar 50 brincadeiras para fazer com as crianças

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também