Artigos
Saiba como reativar a conexão e ajudar seu filho adolescente

Manter os laços afetivos conectados com os filhos durante na adolescência parece ser algo para poucos, mas não é. A fase em que os pais mais se distanciam de seus filhos é crucial para a construção da autoestima e para escolhas pessoais e profissionais que vão definir a vida. Por isso é tão importante manter uma boa relação familiar. Com diálogo constante, é possível fazer os adolescentes se sentirem confiantes para contar sobre as novas experiências e tirar dúvidas sobre seus conflitos. “Nunca é tarde demais para ajudar um adolescente, tentar fazer mudanças, dar um bom exemplo, lembrar que o nosso amor por eles está acima de qualquer outra coisa, inclusive do nosso amor próprio”, diz a psicóloga e educadora parental, Débora Bertoldi.
Segundo a psicóloga, em muitos casos, os aspectos que os pais não conseguem tolerar nos adolescentes são o que eles copiam dos próprios pais. E, na dinâmica da convivência tumultuada, enquanto alguns esquecem de explicar ideias importantes, outros se mantém completamente distantes. Débora explica que a hiper-racionalidade é o equilíbrio entre o risco percebido e as suas consequências.
Falta de experiência
De acordo com os neurocientistas, o cérebro adolescente tem dificuldade para calcular os riscos de um determinado comportamento devido à falta de experiência e ao desenvolvimento incompleto do córtex pré-frontal. “É preciso orientá-los, quanto mais nossos filhos conhecerem os desafios que precisam enfrentar durante a adolescência, mais enriquecedora será essa fase.”, diz ela. “Dessa forma, terá menos chances de cometer erros que possam lhe trazer sérias consequências..”
Coach Parental, com certificação internacional em coaching para pais e fundadora do Parent Coaching Brasil, Jacqueline Vilela trabalha desde 2012 com a faixa etária que abarca os adolescentes. De início, o objetivo era trabalhar “carreira” com os jovens e ajudar com os que estavam perdidos em relação à escolha profissional. Ela observou, no entanto, um ponto comum entre seus pacientes: a falta de autoconhecimento e a falta de diálogo entre a família. Por isso, a partir de 2015, Jacqueline começou a atender os pais, através do coach, para que eles se tornassem a primeira busca de ajuda dos filhos. “Reconstruir os vínculos é a melhor forma de entregar um filho adulto saudável para o mundo “, diz Jacqueline.
Reconstruindo vínculos
A síndica profissional Kátia Manzano, mãe de Beatriz e Diogo, 21 e 15 anos respectivamente, procurou Jacqueline em 2015 com o intuito de ajudar a filha na fase do vestibular. Na época, ela tinha uma relação muito conturbada com a menina. “Fui mãe jovem e eu era muito autoritária”, explica. “Eu queria moldá-los conforme a minha vontade e isso criava muitos conflitos, não dava a chance deles serem o que eles eram.” Com a ajuda da coach parental, Kátia passou a compreender melhor as necessidades dos seus filhos e respeitá-los. “Hoje, eu faço diferente, incentivo e tento manter conversas que os apoiem nas decisões que vão tomar”, conta, emocionada.
Como melhorar a relação e construir vínculos verdadeiros é o tema do livro que a coach Jacquline Vilela lançará no dia 21 de setembro, no Teatro Morumbi, em São Paulo. O lançamento ocorrerá durante o Encontro de Pais e Educadores de Adolescentes (inscrições pelo site ingressoevento.com.br).
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias seguras: cuidados essenciais na praia, no clube e em passeios
Quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações ainda são as principais causas de internação e morte na infância. A boa notícia é...
6 dicas espertas para fazer aquela organização de fim de ano no quarto das crianças
Mais do que abrir espaço físico, deixar o quarto em ordem, retirando o que não serve mais, antes das festas...
O que vestir na virada? O significado das cores para começar o ano com boas energias
Da clássica roupa branca ao amarelo, verde ou rosa, cada cor carrega simbolismos culturais que podem inspirar famílias a escolher...
Será que você sabe o que fazer se uma água-viva queimar seu filho ?
Como o corpo é menor, a ação das toxinas liberadas pelos tentáculos pode ser mais intensa nos pequenos. Veja como...






