Que gelo! BH tem um de seus dias mais frios para o mês de dezembro

Os termômetros chegaram a apenas 13,5°C entre 4h e 5h da madrugada desta sexta-feira em BH. #CanguruBH

Por Cristina Moreno de Castro

Foto: Cristina Moreno de Castro

Conferimos no calendário, mas é isso mesmo: estamos em pleno 16 de dezembro, faltando apenas cinco dias para o início do verão neste hemisfério sul. Mesmo assim, os termômetros chegaram a apenas 13,5°C entre 4h e 5h da madrugada desta sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet). Com ventos batendo os 93 km/h, a sensação térmica foi de cerca de 11°C na estação que fica perto da saída para o Rio de Janeiro (na estação da Raja Gabaglia não estava muito mais quentinho: 16,5°C e sensação térmica de 14°C).

O que explica essa “friagem” tão atípica para o mês de dezembro? Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, do Inmet, a massa de ar quente que provocou chuvas torrenciais nos últimos sete dias começou a perder densidade, subir na atmosfera e se deslocar, enquanto foi sendo empurrada por uma massa polar que avançou pelo Sudeste. No Sul do Estado, a temperatura chegou a 10°C.

O meteorologista não soube informar há quantos anos não tínhamos uma madrugada tão fria em pleno mês de dezembro, que costuma ter temperatura amena – em média, 18,4°C, com chuva e ar quente e úmido. Mas ele garante que há pelo menos cinco anos não fazia esse gelo em época de Natal. “É uma condição atípica, um pico de queda de temperatura, mas tem duração efêmera”, diz Ladeia. Ou seja, se você é friorento, a frase a seguir é uma boa notícia: a temperatura tende a subir de novo em, no máximo, 48 horas.

E a chuva, vai dar uma trégua? Segundo Ladeia, o fim de semana vai ficar nublado, mas sem chuva – só que o aguaceiro retoma força na semana que vem. Até a manhã desta sexta, já havia chovido 216,4 mm, ou dois terços do que costuma chover, em média, nos meses de dezembro na capital (319,4 mm).

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também