Qual a idade certa para a criança começar a frequentar a creche?

    80
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Da Redação

    Tem idade certa para colocar meu filho na creche? Esta pergunta é uma das mais frequentes dos pais. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal produziu um artigo, parte de sua série #CrecheMelhor, para ajudar nas reflexões e na tomada de decisão. Afinal, começo de ano pode ser uma boa oportunidade para colocar o filhote numa escolinha, não é?

    Leia os principais pontos abaixo:

     

    “Enquanto já se sabe sobre a importância da creche na vida de crianças e de suas famílias, temos consciência de que ainda não conseguimos vagas suficientes para atender os pequenos de 0 a 3 anos que precisam frequentar esse espaço educativo, muito menos a qualidade necessária para que todos sejam promotores de uma primeira infância mais saudável – e não ao contrário, tornando-se prejudiciais a ela.

    No entanto, para se responder à questão proposta, precisamos olhar os diferentes contextos da criança:

    #1 Se ela vive em um ambiente de vulnerabilidade (violência social, violência doméstica, violência sexual, pais ou adultos responsáveis dependentes químicos etc.), ir para a creche, desde bebê, pode fazer diferença positiva.

    #2 Se a criança vive em situação de vulnerabilidade (como pobreza e violência na comunidade), mas tem uma família que a acolhe, pais ou adultos responsáveis que estabelecem bons vínculos e a estimula para que se desenvolva, ficar em casa, segundo alguns especialistas, é uma opção saudável. Nesses casos, eles recomendam que a criança vá para a creche após 1 ano, 1 ano e meio.

    #3 Embora seja obrigação do Estado garantir vagas em creches também para bebês, muitos especialistas defendem que, salvo necessidades extremas da família ou as tais situações críticas, é desaconselhável colocar crianças antes de 1 ano nas creches. Isto porque, atualmente, esses espaços, em grande parte, não apresentam infraestrutura e pessoal devidamente preparado para acolher bebês e atendê-los com a atenção necessária.

    #4 Crianças a partir dos 2 anos são as que, para boa parte dos especialistas, aproveitam melhor as oportunidades dadas pelas creches. Linguagem, trocas, convivência, criatividade… Aspectos que são trabalhados e fortalecidos mais explicitamente a partir dessa fase do desenvolvimento infantil. Crianças que não frequentam creches, se menos estimuladas em casa, podem perder ótimas oportunidades de aprendizagem nesse período.

    #5 Ficar em casa com adultos afetivos, irmãos que ajudam a estabelecer relações, num ambiente sadio, é muito bom para a criança. Se ela não tem essa vivência, a creche pode ajudá-la a construir o que em casa ela não vivencia e que é essencial para seu desenvolvimento.”

     

    Leia também:

    Quais vantagens as creches da sua cidade oferecem às crianças e suas famílias?

    Como superar as desvantagens das creches do seu município?

     

    Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui