Projeto social transforma vidas com a música

A premiada Orquestra de Cordas da Grota transforma vidas, há 22 anos, com instrumnetos e música clássica, em Niterói.

Por Luciana Ackermann

IMG_0437.JPG (4.03 MB)A premiada Orquestra de Cordas da Grota (OCG) promove, há quase 22 anos, uma revolução nada silenciosa na vida de crianças, adolescentes e jovens da Grota do Surucucu, em Niterói. Flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo são alguns dos instrumentos usados para despertar novas perspectivas e caminhos em alunos de escolas públicas e moradores de periferia, que acessam, além das aulas tradicionais de música clássica, oficinas livres de percussão, cavaquinho e violão. Tudo realizado no Espaço Cultural da Grota (Rua Vereador Otto Bastos, 23, Niterói).

Hoje, a orquestra conta com 1000 alunos, que são orientados por trinta professores, entre musicistas, voluntários e ex-alunos do próprio projeto. Além de Niterói, são contempladas comunidades de municípios vizinhos como São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Nova Friburgo. Um dos grandes desafios é a recorrente dificuldade financeira e a necessidade de doações. Para ajudar, é possível enviar contribuições anuais e mensais, com dedução no Imposto de Renda, ou adquirir o CD da orquestra e o livro, que retrata com detalhes o projeto.

Informações pelos telefones 9.9178-0001 e 9.9463-7203, pela página do Espaço Cultural da Grota no Facebook ou pelo site ecg.org.br.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também