Artigos
Projeto ‘Heróis à Vista’ aborda dificuldades encontradas por crianças com deficiência visual

Da Redação

Luiza uma garotinha com deficiência visual que sonha se tornar detetive, e Boris, um ambicioso filhote de labrador são os mascotes do projeto Heróis à Vista, idealizado pelo Instituto Íris para conscientizar a população sobre a importância do cão-guia na vida de pessoas com deficiência visual.
.jpg)
O projeto utiliza uma plataforma online, além de um livro, lançado em 2016, e um espetáculo teatral infanto-juvenil. A peça conta como se deu o encontro entre Luiza e Bóris, e como o cão-guia ajudou a menina a realizar seu sonho de se tornar detetive. O espetáculo tem como objetivo conscientizar o público sobre as dificuldades encontradas pelos pequenos que possuem deficiência visual.
A peça utiliza fantoches e o recurso da audiodescrição cantada feita pelo grupo Estrepolia Geral. Desde o ano passado, a Heróis à Vista circula por diferentes teatros da capital paulista, confira no roteiro da Canguru o local de exibição para este mês.
O Instituto Íris é uma ONG com o objetivo de treinar e doar cães-guia. Fundada em 2002, a ONG foi fundada pela advogada Thays Martinez, autora do livro Minha vida com Bóris no qual conta como foi sua experiência com seu primeiro cão-guia. A trajetória de Thays e Boris foi decisiva para aprovação da lei federal que garante o direito de pessoas com deficiência visual de serem acompanhadas por seus cães-guia nos meios de transportes e lugares públicos e privados.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...
“Sol faz bem, mas sem proteção pode deixar sequelas para a vida toda”
A maior parte da radiação que acumulamos ao longo da vida vem da infância. Se a proteção adequada não for...
Por que mais adolescentes estão passando por cirurgias de fimose?
Crescimento de internações no SUS revela falhas no diagnóstico precoce e dificuldade de acesso à saúde. Identificar e tratar a...
Vai viajar com as crianças? 5 coisas que você precisa saber para transportar os medicamentos com segurança
Do analgésico ao remédio de uso contínuo, alguns cuidados simples ajudam a evitar imprevistos e garantem que o tratamento funcione...






