Votação será feita em assembleia na Praça da Estação, às 14h
Da Redação

Os professores da educação infantil resolveram permanecer em greve na tarde desta quarta-feira (2) e deixaram para discutir a proposta feita pela prefeitura, nesta quinta (3), em assembleia, às 14h, na Praça da Estação. O prefeito Alexandre Kalil (PHS) propôs aumento de até 20% de salário dos professores, como novas negociações até o final do ano. Os professores protestam pela equiparação salarial entre educação infantil e ensino fundamental. Hoje a diferença dos salários chega a R$ 700.
A proposta foi feita na tarde dessa quinta-feira (2) em reunião sem a presença da imprensa, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, entre prefeito, a secretária de educação, Ângela Dalben, o secretário de planejamento, orçamento e gestão, André Reis, e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH). De acordo com André Reis, secretário de planejamento, orçamento e gestão, em entrevista coletiva após o encontro, o aumento proposto pela prefeitura impacta R$ 15 milhões aos cofres da prefeitura.
De acordo com diretores do Sind-REDE 80% dos 6 mil professores das Umeis estão paralisados.
Quinta-feira – 3 de maio
Antes do fim da assembleia dos professores, a prefeitura soltou uma nota em que explica a proposta apresentada. Veja:
1) Compromisso em retomar imediatamente a tramitação, na Câmara Municipal, do projeto de lei Nº 442 com os seguintes avanços.
Situação | 1ª proposta | Nova proposta- apresentada em 2/5 |
Professores para Educação Infantil que possuem curso superior em pedagogia ou normal superior e ainda não tiveram progressão por escolaridade, inclusive os que estão em estágio probatório | Aumento de até3 níveis na carreira. Ganho de 15,76% no vencimento-básico. | Aumento de até 4 níveis na carreira. Ganho de21,55% no vencimento-básico. |
Professores para Educação Infantil com curso superior Em pedagogia ou normal superior que já tiveram a progressão por escolaridade, inclusive os que estão em estágio probatório | Aumento de 1 nível. Ganho de5% no vencimento-básico. | Aumento de até 2 níveis na carreira. Ganho de10,25% no vencimento-básico. |
Esses ganhos serão incorporados ao vencimento-básico após a aprovação do PL 442 na Câmara Municipal.
2) Agenda com o prefeito Alexandre Kalil, uma nova negociação para discussão da carreira do professor de educação infantil em 03/12/2018.
Para que não haja maior comprometimento no calendário escolar, a efetivação dessa proposta está condicionada à volta imediata das aulas.
A Canguru vai acompanhar a decisão da assembleia e retorna com mais informações. Acompanhe as atualizações em nosso site.