Artigos
Produtora mineira lança 1ª plataforma educativa de videoaulas infantis do Brasil
Da Redação
A plataforma digital Kidsa, voltada para crianças de 3 a 10 anos de idade, reúne centenas de miniaulas e programas de diversos temas, nas áreas de alfabetização, esportes, música, arte, dança, teatro e brincadeiras.
A iniciativa surgiu em meados de 2016 e, desde então, são produzidos diariamente dezenas de vídeos para a plataforma nos estúdios Kidsa – onde também são produzidos os programas da TV Canguru. Até o momento, cerca de 1.000 programas foram gravados, com mais de 50 educadores e artistas de Belo Horizonte e São Paulo, contando com a participação de mais de 200 crianças.
Todo conteúdo produzido para a plataforma Kidsa busca apresentar valores sustentáveis para as crianças. O respeito às diferenças, consumo consciente, educação financeira, cuidados com a natureza, nutrição saudável, a participação da família, e a importância de fazer, brincar e se divertir no mundo real são temas frequentes dentro da plataforma.
Toda produção musical Kidsa também é autoral, como exemplo a série ‘Rockidsa’: uma releitura em rock n’ roll de clássicos infantis como ‘Meu pintinho amarelinho’, ‘Marcha soldado’, ‘Atirei o Pau no Gato’, entre outros. Assista a um desses vídeos fofíssimos:
Ainda que seja uma plataforma digital, todo conteúdo Kidsa propõe atividades e brincadeiras para serem feitas off-line. As miniaulas estimulam o contato com outras crianças e principalmente o envolvimento dos pais. Para o criador do projeto, o empresário João Chequer, estreitar laços e atenuar os excessos são, sem dúvida, missões Kidsa: “Pretendemos oferecer conteúdo de qualidade em uma plataforma segura para crianças, usando isto para aproximar a criança da família e estimular positivamente a geração alpha”.
Modelo
A plataforma está disponível para Android e iOs, e pode ser acessada em tablets e celulares, com expansão prevista para ChromeCast e AppleTV. O app segue uma fórmula simples, com estrutura limpa e intuitiva. Nele, as crianças encontrarão dois tipos de conteúdo: as aulas semanais e os episódios em série. A diferença entre eles é o modelo de narrativa. Os programas seriados seguem um mesmo tema mas não são necessariamente interligados. Com duração entre 5 e 10 minutos, podem ser assistidos na ordem que a criança desejar. Já as aulas semanais, que duram em média 15 minutos, têm a proposta de servir como complemento ou iniciação às atividades que já são de interesse da criança, como ballet, futebol, yoga, meditação, teatro, desenho, canto, inglês, culinária, espanhol, entre outras.
O aplicativo é grátis para download e dá acesso a mais de 50 aulas e programas educativos. Além da versão gratuita, o Kidsa disponibiliza dois pacotes para assinatura: R$ 29,90 por mês para famílias com até duas crianças e R$ 39,90 por mês para famílias com até 4 crianças. Exclusivamente no mês de setembro, o Kidsa oferece o código promocional KIDSAPROMO, que dá acesso à 3 meses com 50% de desconto.
O conteúdo produzido para plataforma Kidsa será disponibilizado gratuitamente para os abrigos de crianças em situação de risco de Belo Horizonte.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...






