Presente de Natal para fugir do comum, kit de criação de joaninhas estimula interesse pela natureza

Proposta criada por dois entomologistas aproxima crianças do ciclo de vida real dos insetos e desperta curiosidade científica
Kit inusitado para presentear as crianças
Foto de Filipe Resmini no Unsplash
Kit inusitado para presentear as crianças Foto de Filipe Resmini no Unsplash

Crianças são curiosas e observadoras. É por isso que a natureza encanta tanto, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades incríveis de aprendizado. Para quem tem um pequeno cientista em casa, a ideia criada pelos entomologistas Guilherme Trivellato e Katherine Pérez, pode ser uma opção bem diferente de presente de Natal. Entomologista, aliás, é um cientista especializado no estudo dos insetos.

Os dois desenvolveram o Projeto Asas e Cores, um kit de criação de joaninhas, que tem virado febre entre as crianças. Ele permite que os pequenos acompanhem de pertinho a metamorfose completa de um dos insetos mais charmosos do planeta.

Além de serem lindas e de inspirarem boa sorte, segundo algumas crianças, as joaninhas são verdadeiras heroínas ambientais, sabia? Isso porque elas são predadoras naturais de pragas como pulgões. Assim, ajudam a manter hortas e jardins saudáveis sem precisar recorrer ao uso de pesticidas. Foi justamente para aproximar as crianças desse universo  e mostrar na prática como a natureza mantém seu equilíbrio — que nasceu o kit.

O que vem no kit?

O conjunto é pensado para que qualquer pessoa, mesmo sem experiência, possa acompanhar o ciclo de vida das joaninhas. Ele inclui:

  • Um habitáculo de criação (“tartaruguinha”), que será a casa temporária das larvas
  • Uma lupa para observar detalhes do desenvolvimento
  • Um jogo educativo de perguntas e respostas
  • Uma pipeta para hidratação e alimentação
  • Um refil de larvas de joaninha

O processo para montar tudo é simples: basta usar a pipeta para adicionar água em uma área específica do habitáculo. Essa água se transforma em gel, graças ao sal presente na estrutura, o que garante a hidratação por vários dias.

Depois de acomodadas no habitáculo, as larvas começam sua jornada:

  1. Fase larval: alimentam-se dos ovos de mariposa enviados no kit.
  2. Crescimento: trocam de pele, aumentam de tamanho e ficam mais ativas.
  3. Pupa: passam por uma transformação silenciosa e impressionante.
  4. Joaninha adulta: emergem brancas e ganham cores vibrantes conforme a carapaça endurece.

Para as crianças, cada mudança é uma descoberta e um motivo para comemorar! Também é uma boa forma de ensinar que tudo tem seu tempo e que a paciência é importante nos processos da natureza. Além disso, cuidar das joaninhas estimula o senso de responsabilidade – uma habilidade importante para a vida.

O momento mais emocionante — tanto para pequenos quanto para adultos — é a soltura das joaninhas na natureza. Segundo Guilherme, é fundamental lembrar que os insetos não devem permanecer em cativeiro após a fase adulta. No ambiente natural, elas encontram alimento, espaço e podem cumprir seu papel ecológico de forma plena.

Criar joaninhas é muito mais do que uma atividade científica. É um convite para desacelerar, observar o mundo natural e aprender a cuidar dele. Cada etapa revela um pedaço da delicada engenharia da vida, algo que, na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de mostrar às crianças.

Os kits individuais custam entre R$ 168 e R$ 188,80 no site oficial do projeto Asas e Cores.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também