Um prato cheio de cores é mais bonito e permite soltar a criatividade, mas a pigmentação dos alimentos não existe apenas para enfeitar. Cada cor está relacionada a um nutriente, ou seja, quanto mais colorido o prato, maior a variedade de vitaminas, minerais e substâncias bioativas e antioxidantes consumidos naquela refeição, de acordo com o departamento de nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO). Saiba o que cada cor de alimento representa e monte um prato completo para o seu pequeno:
Vermelho e alaranjado: indicam alimentos com carotenoides, que possuem ação antioxidante e estão relacionados à saúde ocular e ao sistema imunológico. Auxiliam na cicatrização. Exemplos: tomate, cenoura, abóbora e mamão.
Roxo: encontrado em alimentos que contêm as antocianinas, outro tipo de antioxidante com função anti-inflamatória, e são ricos em magnésio. Exemplos: berinjela, repolho roxo e uva.
Verde-escuro e branco: são alimentos que contêm glucosinolatos, que possuem ação antioxidante e são ricos em substâncias que agem na prevenção do câncer. Exemplos: brócolis, couve-de-bruxelas, repolho e couve.
Marrom: próprio de alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B. Exemplos: cereais integrais e sementes, como nozes e castanhas.
Reportagem: Rafaela Matias