Artigos
Prática regular de atividade física traz benefícios diversos às crianças
Por Mariana Cardoso Tudela – A prática regular de atividade física durante a infância traz diversos benefícios às crianças, ao contribuir para o seu desenvolvimento integral nos aspectos motor, cognitivo e socioafetivo. Também é importante para a continuidade da prática na adolescência e na idade adulta, com consequências positivas para a qualidade de vida e a prevenção de doenças crônico-degenerativas associadas a problemas como obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer.
A criança se exercita por meio das brincadeiras, ao correr, dançar, pular, subir numa árvore ou andar de motoca, por exemplo. Essa é a maneira natural através da qual ela interage com outros, com ela mesma e com o ambiente. É nesse período que a arquitetura do cérebro começa a se formar e é moldada pelas experiências vividas, e a partir daí ocorre o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro e a aquisição dos movimentos, entre outros aspectos. Quanto mais experiências e oportunidades e maior a frequência dessas vivências, melhor será o desenvolvimento neuronal e motor, que atua positivamente na melhora da aptidão física, favorecendo aspectos como resistência cardiorrespiratória e flexibilidade.
No entanto, pesquisas têm chamado a atenção para o fato de as crianças de hoje não terem oportunidades suficientes para se exercitarem no dia a dia – em atividades diversas, das escolares àquelas em que a própria criança cria sua brincadeira, por exemplo. Tem-se verificado que o nível de atividade física durante o tempo livre vem declinando significativamente, apresentando-se abaixo das expectativas. Isso por conta das tecnologias, como o uso de tablets, computador e televisão, que acontecem cada vez mais cedo e tomam o tempo livre já na infância.
Enquanto brinca, a criança trabalha diversos aspectos de seu desenvolvimento. Entre eles, o psicomotor, por meio do controle muscular, de equilíbrio e dos sentidos em geral; o intelectual, ao estimular capacidades de pensamento e de criatividade; e o social, ao se comunicar com iguais e conhecer novas pessoas, por exemplo. As habilidades amplas (conhecimento do próprio corpo e movimentação expressiva) e as habilidades motoras finas (movimentos com a mão que facilitam a escrita) também são trabalhadas.
Os benefícios da prática de atividade física na infância se estendem ainda à vida adulta. Se bem estimulada, a criança desenvolve de maneira satisfatória as habilidades motoras fundamentais – entre elas correr, saltitar e deslizar –, que são a base e que serão depois requeridas para a prática de atividades físicas na adolescência e na fase adulta. Estudos têm mostrado uma relação direta entre a aquisição dessas habilidades e a prática regular de atividades físicas, projetando um adulto fisicamente ativo no futuro.
Mariana Cardoso Tudela é professora de educação física de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. É graduada e licenciada em educação física pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo e graduada em ciências da atividade física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em desenvolvimento motor pela USP e especialista em neuroaprendizagem.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






