Por que os pais não devem expor seus problemas aos filhos pequenos

Compartilhar problemas com os filhos pode ser prejudicial para eles

Da redação

ingridguimaraes-reproducaoglobo-canguruonline.jpg (219 KB)
Crédito: Reprodução Globo Play

 

No papel da vilã Elvira, da novela Novo Mundo, exibida na faixa das seis horas, pela Rede Globo, a atriz Ingrid Guimarães assumiu a maternidade do garoto Quinzinho, representado pelo ator Théo Lopes, de 5 anos. No enredo, Elvira passa a cuidar de Quinzinho depois que a mãe do garoto, sua prima, falece. Longe de ser uma boa referência para o filho, Elvira compartilha com ele os seus problemas, discute com o suposto pai do menino na frente da criança e ainda se queixa dele para o filho.

Se na ficção a história de folhetim assume um tom cômico e chega a ser engraçado, na vida real não é recomendável que os pais exponham seus problemas aos filhos, principalmente se eles são menores de dez anos.

“A criança pequena precisa ver os pais como um modelo, uma pessoa forte e enfrentadora, algo como o super-homem e a super-mulher”, explica a psicóloga Ana Maria Trapé Trinca, professora do Departamento de Psicodinâmica, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Para Ana Maria, crianças de até oito anos não têm estrutura para enfrentar situações em que os pais expõem os seus problemas, brigam entre si na frente da criança e a usam como depositária de suas angústias. Isso pode afetar negativamente o processo de desenvolvimento do filho, fazendo com que ele cresça acreditando que tais comportamentos são uma boa referência e devem ser reproduzidos, explica a psicóloga.

Ela diz que os mais velhos, entre oito a dez anos, podem aos poucos começar a participar de modo pontual da vida dos pais. “A mãe pode explicar que não vai comprar o tênis que o filho quer, porque não tem dinheiro no momento. Isso permite que a criança acompanhe e se ajuste à realidade de vida que os pais vivem”, finaliza Ana Maria.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também