Artigos
Pimentel veta projeto de lei que proibia celulares em escolas de Minas

Com informações da ALMG:
O governador Fernando Pimentel vetou totalmente duas proposições de lei aprovadas em dezembro pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG): uma delas diz respeito ao uso de celulares nas escolas; e a outra trata da certificação de informações de sites governamentais. Os vetos foram publicados na edição do último sábado (6) do “Diário Oficial de Minas Gerais”.
O primeiro veto foi para o texto que tramitou na ALMG na forma do Projeto de Lei (PL) 770/15, que alterava a Lei 14.486, de 2002, que proíbe o uso de telefone celular em salas de aula, teatros, cinemas e igrejas.
A norma, de autoria do deputado Gilberto Abramo (PRB) e aprovada em 2° turno pelo Plenário em 14 de dezembro, amplia o rol de locais com proibição de uso desses dispositivos, estendendo a restrição a bibliotecas e outros locais de estudo, e também proíbe outros aparelhos eletrônicos que possam prejudicar a concentração de alunos e professores, salvo em atividades com fins pedagógicos.
O governador justificou o veto afirmando que a norma seria contrária ao interesse público, uma vez que poderia restringir o uso saudável dos dispositivos eletrônicos em atividades pedagógicas e culturais. Segundo Pimentel, haveria, ainda, a chance de a medida ser interpretada de várias formas nas instituições de ensino e gerar sanções autoritárias em relação à utilização dos celulares.
Pimentel lembrou do Programa de Convivência Democrática nas Escolas, que prevê a elaboração de um plano para cada escola, a ser construído de forma democrática entre alunos, professores e gestores. Segundo ele, assuntos como as condições de uso do dispositivo móvel podem ser tratados no âmbito do programa, levando em conta a realidade local.
Depois de recebidos pelo Plenário da ALMG, os dois vetos serão distribuídos a comissões especiais, que terão 20 dias para emitirem parecer. O Plenário tem um prazo total de 30 dias para apreciar os vetos, contados da data do recebimento das comunicações.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
“Sol faz bem, mas sem proteção pode deixar sequelas para a vida toda”
A maior parte da radiação que acumulamos ao longo da vida vem da infância. Se a proteção adequada não for...
Por que mais adolescentes estão passando por cirurgias de fimose?
Crescimento de internações no SUS revela falhas no diagnóstico precoce e dificuldade de acesso à saúde. Identificar e tratar a...
Vai viajar com as crianças? 5 coisas que você precisa saber para transportar os medicamentos com segurança
Do analgésico ao remédio de uso contínuo, alguns cuidados simples ajudam a evitar imprevistos e garantem que o tratamento funcione...
Se o seu filho engasgar, você saberia agir em segundos, de acordo com as novas orientações?
Protocolos internacionais foram atualizados pela primeira vez em décadas e já começaram a ser aplicados no Brasil. Especialistas explicam o...








