Parque Eduardo Guinle

    434
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por: Luciana Ackermann

    RBGS2408 peq.jpg (108 KB)É Cercado de muito verde e em meio a um pequeno vale que está localizado o delicioso Parque Guinle, um verdadeiro xodó dos moradores do bairro das Laranjeiras e arredores, na Zona Sul do Rio.

    Nele, há um lago com patos, gansos e cisnes, que encantam a garotada. No parquinho, há brinquedos de madeira, entre eles, trenzinho e balanço. O local esbanja charme, tranquilidade, e de quebra, ainda oferece uma saudável troca entre diferentes gerações, que são verdadeiros habitués do espaço. Logo cedo, a turma da terceira idade se reúne para a prática de atividades físicas. Pouco mais tarde, chega a turma dos bebês, acompanhados por suas mamães, papais, babás e vovós. São comuns os chamegos e as brincadeiras entre eles.

    O empresário Adhemar Martins diz que procura levar o pequeno Victor, de um ano e meio, diariamente. “A mistura de brinquedos com a natureza é muito agradável.Meu filho adora dar pãozinho aos patos, ficar no trenzinho e também adora passar pela ponte”, diz Martins, que morava em Jacarepaguá e quis de se mudar para as Laranjeiras quando a esposa engravidou – o parque foi um dos incentivos para a alteração do endereço da família.

    A professora Luzia Martarelli, mãe de Rafael, de 1 ano e 4 meses,conta que também procura semprelevar o pequeno ao parque antes de se arrumar e sair para trabalhar. “Gosto muito daqui. Há integração com a natureza, é mais recuado das ruas movimentadas, meu filho fica em contato com areia, terra, com outras crianças. Eu já fiz amizades com outras mães”, resume a professora. Nos finais de semana, algumas atrações especiais incrementam ainda mais o parque, como a cama-elástica, eventualmente contadores de histórias, piqueniques e até artistas circenses. Originalmente, o Parque Guinle foi concebido para ser o jardim da residência do empresário Eduardo Guinle (1878 – 1941).

    A então mansão dos Guinle foi compradapela União nos anos 40, ficou para o governo do estado e, há tempos, se tornou o Palácio das Laranjeiras, destinado a cerimônias. O parque fica no fim da rua Gago Coutinho. Em sua entrada, um imponente portão de ferro dá acesso ao belo espaço.

    FOTOS: RICARDO BORGES

    QUER CONHECER?
    Rua Paulo Cesar de Andrade, s/n – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ
    Funciona todos os dias.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui