Artigos
Padecendo no Paraíso: Criança pode namorar?

Por Bebel Soares

Meu filho tem 8 anos, ele adora ler, adora Minecraft, adora cinema, adora andar de bike, tem muita imaginação e namora. Mas ele namora assim: “Mãe, criança namora! Mas não igual adulto! É igual ao namoro do Cascão com a Cascuda!”
Sou obrigada a concordar com ele. Criança imagina, criança brinca que é adulta, que tem casa, que tem filhos, que tem marido, que está em Marte, que voa, que tudo!
Criança namora, namoro de criança, que é muito diferente de namoro de adulto, e ela sabe disso. Isso não é sexualizar nem adultizar, isso é imaginar. Que bom que elas podem viver nesse mundo de imaginação e aprender entre si.
Errado é adulto namorar criança, isso é doentio. Errado é adulto ficar incentivando criança a namorar. Errado é adulto reprimir o namoro inocente e puro de uma criança.
Meu filho namora! Eu também namorava quando tinha a idade dele! Ah, eu tive tantos namorados quando era criança! Nunca beijei nenhum, vários deles nem sabiam que eu namorava. Mas eu namorava! Eu suspirava por eles!
Eu combato a pedofilia, quantas vezes já debati sobre esse tema? Quantos livros já li sobre isso? Quantos eventos já fiz? Quantos textos já escrevi? Quantas orientações já dei sobre isso? Nem sei contar!
Mas meu filho namora quem ele quiser, se ele quiser; sim, namoro de criança pode! Namoro de criança é inocente. Eu não incentivo, não estimulo, não fico me metendo, mas também não reprimo, não proíbo e não julgo.
Deixem as crianças serem crianças. Não fiquem incentivando namoro, mas não as reprima se elas falarem que estão namorando. Vamos viver nossa vida de adultos e dar liberdade a nossas crianças para ser quem elas quiserem!
Bebel Soares é fundadora da plataforma de apoio a mães Padecendo no Paraíso. Na Canguru ela fala sobre educação, saúde, alimentação, sexo, inclusão e viagens.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...






