Oficina gratuita ensina crianças a fazer brinquedos – professores também são alvo do programa

    973
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    caixacultural-oficina-peteca.jpg (23 KB)
    Na Caixa Cultural São Paulo, participantes farão seus próprios brimquedos – Crédito: divulgação

     

    Se brincar já é bom, aprender a fazer o próprio brinquedo pode ser ainda mais interessante. Essa é a proposta da oficina Brincar é coisa séria – construindo brinquedos, ministrada pela mestranda em artes Cintia Masil e pela psicóloga Sônia Masil. A atividade faz parte da programação de maio do projeto Gente Arteira, promovido pela Caixa Cultural São Paulo. 

    Peteca, pé-de-lata, centopeia e telefone-sem-fio são alguns dos brinquedos que podem ser feitos pelas crianças durante a aula, que terá duas horas de duração. Além de apresentar brincadeiras de outras épocas, a oficina permite trabalhar nos alunos aspectos sociais e de interação, por meio das atividades em grupo. Segundo as educadoras, a continuidade do processo de brincar em diferentes espaços – em casa, na rua ou na escola, por exemplo – também fortalece as habilidades cognitivas dos participantes.

    Para professores

    Educadores também podem participar da oficina Construção de Livro Colaborativo, que visa envolver os participantes na produção de um material de apoio a ser usado nas saídas pedagógicas com os alunos. “A ideia é ajudar o professor quanto às questões que ele pode explorar com a turma durante um passeio a espaços históricos da cidade, como a Caixa Cultural São Paulo”, explica Rafael Minervino, coordenador do programa educativo da instituição.

    Serão três aulas ao longo do mês de maio, com duração de quatro horas cada uma. Prédios antigos, patrimônio cultural e a arte em sala de aula são alguns dos temas explorados pela fotógrafa Angel Di Sessa e as mestrandas em artes visuais Valéria Alencar e Solange Utuari, responsáveis pela oficina.

    O programa educativo Gente Arteira também conta com atividades em maio para adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. A participação em todos os eventos é gratuita, mas as vagas são limitadas.

     

    Oficinas

    Brincar é coisa séria – construindo brinquedos

    Oficineiros: Cintia Masil e Sônia Masil

    Data: 23, 24, 25, 26/05/2017

    Horário: às 9h30 e às 14h30

    Duração total: duas horas

    Público: a partir de 7 anos

    Inscrição: (11) 3321-4400 (aberta a grupos escolares)

    Número de vagas: 30 pessoas

     

    Construção de Livro colaborativo

    Oficineiros: Angela Di Sessa, Valéria Alencar e Solange Utuari

    Data: 06,13 e 27/05/2017

    Horário: 14h30 às 18h30

    Duração total: Quatro horas

    Público: Educadores

    Inscrições: Inscrição: (11) 3321-4400

    Número de vagas: 20 pessoas

     

    Local das oficinas: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo. Possui acesso para pessoas com deficiência.

     

     

     

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui