Artigos
Matrículas em escolas municipais crescem 73% em julho em São Paulo
As matrículas em escolas municipais de São Paulo cresceram 73% no mês de julho, para alunos entre 4 e 6 anos. O crescimento foi constatado após comparação com o mesmo mês do ano passado e mostra um movimento de migração de estudantes de escolas particulares para escolas públicas, informa reportagem do jornal Estado de S. Paulo.
Em julho de 2019, 981 crianças se inscreveram em vagas em escolas municipais. Este ano, foram 1.700 matrículas registradas em julho, a maioria vinda de famílias dos bairros do Ipiranga (258) e da Penha (183).
Escolas de educação infantil estão entre as mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus. Além da dificuldade em promover atividades remotas com crianças tão pequenas, que vão de 0 a 6 anos de idade, creches e pré-escolas enfrentam dificuldades, devido ao alto número de famílias que retiraram os filhos da escola e pararam de pagar mensalidades. Estima-se que cerca de 30% das instituições privadas deste setor tenha fechado, segundo dados do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp).
Para acolher a nova demanda, a rede municipal planeja firmar parcerias com organizações não-governamentais ou contratar vagas na rede particular, caso necessário. Até o momento, 400 dos 1.700 pedidos de matrícula não foram atendidos.
Escolas da rede estadual de São Paulo também tiveram aumento no número de matrículas nos últimos meses, ainda que não tão significativo quanto na rede municipal. A demanda é por vagas em turmas dos ensinos fundamental e médio. Prática semelhante tem sido observada em outras cidades brasileiras.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
A crise da masculinidade começa na infância: quem está ensinando nossos filhos a ser homens?
Pesquisa nacional mostra dado preocupante sobre ausência de modelos masculinos positivos e revela outra ferida silenciosa: metade dos meninos sequer...
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...






