Por Gabriela Willer e Luciana Ackermann – Piangers, pai de Anita, de 12 anos, e Aurora, de 5, enalteceu a experiência da paternidade e a importância de vivê-la intensamente, não apenas ajudando a mãe a trocar uma fralda. “Os homens também precisam passar por perrengues, ficar noites sem dormir, faltar ao trabalho por causa da febre dos filhos, se sentir constrangidos pela falta de trocadores nos banheiros masculinos em lugares públicos. Isso nos faz seres humanos melhores”, afirmou Piangers, que fez questão de reverenciar e pedir uma salva de palmas aos pais presentes, que representavam 9% da plateia do seminário de mães. “Criar filhos é um desafio. É cansativo, um misto de correria, choro, solidão, madrugadas em claro, mas também é saber que a cada dificuldade se formam a conexão e o afeto. O que parecia ser a pior coisa do mundo se transforma em uma das melhores experiências da vida. Eles nos ensinam a ser mais educados, pacientes, honestos e preocupados com a ecologia”, disse o escritor. Foi em clima de muito humor, risadas e lágrimas que o jornalista, blogueiro e escritor catarinense Marcos Piangers, autor de dois best-sellers – O Papai é Pop e O Papai é Pop 2 –, encerrou o seminário.
Leia também: Confira o que rolou no 3º Seminário Interrnacional de Mães, com fotos e vídeo
Em meio à apresentação, Piangers levou a plateia aos prantos ao compartilhar sua história de vida, marcada pela ausência do pai. Muito emocionado, disse que sua mãe não o abandonou, mesmo tendo sido expulsa de casa pelo avô por ter engravidado solteira. Essa é uma triste realidade de milhares de mulheres no mundo, que acabam assumindo o papel de mãe e pai ao mesmo tempo. O depoimento mexeu com o público. Uma das mães se manifestou ao final, e pediu para dar um abraço em Piangers, dizendo que seu relato lhe é muito familiar, sendo uma dessas mães “solteiras”. Para ela e todas as mães que se encontram na mesma situação, Piangers deixou um recado: “A culpa não é de vocês, é de quem as abandonou”.
O escritor ainda afirmou que o maior desejo dos filhos é a presença dos pais. “Não se culpem, nossos filhos percebem nossa intenção. Eles só querem estar com a gente, e que a gente seja feliz para que eles se sintam felizes também”.
Para terminar, um vídeo foi exibido apresentando os diferentes perfis de papais, assim como cenas de Piangers com suas filhas e sua esposa, Ana Cardoso, autora de outro best-seller, A Mamãe é Rock, e que também foi alvo de homenagem do marido: “Eu não nasci assim. Melhorei graças a ela”.