Artigos
Mara Luquet: ‘Mães, se cuidem e tenham independência financeira’

Por Cristina Moreno de Castro
“Qual é o melhor investimento que posso fazer pelo meu filho?” Essa é a pergunta que a colunista da rádio CBN e do Jornal da Globo, Mara Luquet, mais escuta. “O melhor investimento para seu filho é vocês cuidarem de vocês, se protegerem e estarem independentes financeiramente”, disse ela.
Mara citou um estudo que mostra que as mulheres que vão morar com os filhos depois de aposentadas são as que têm os maiores índices de depressão. Em uma pesquisa mundial sobre o que as pessoas acham mais importante na aposentadoria, os brasileiros deram a resposta mais sensível: “o amor dos filhos”. “Estar bem fisicamente” aparece em uma das últimas posições, enquanto “ser independente financeiramente” está na lanterna. A colunista destacou a importância de as mães empreendedoras se formalizarem e de todas complementarem a aposentadoria com um plano de previdência privada.
E como educar as crianças desde pequenas para que também saibam lidar com o dinheiro no futuro? “A melhor coisa que você pode dizer ao seu filho é NÃO. Esse é o grande legado que você vai deixar ao seu filho: não adianta dar casa, carro e dinheiro e não ensiná-lo a fazer escolhas.”
Leia também: Confira o que rolou no 3º Seminário Interrnacional de Mães, com fotos e vídeo
4 PERGUNTAS PARA MARA LUQUET
Por que ensinar aos nossos filhos desde pequenos a se relacionar com o dinheiro?
É como escovar os dentes: há certas coisas que você tem que aprender para viver melhor. Aprender a fazer escolhas e a lidar com o dinheiro vai fazer uma diferença brutal na qualidade de vida do seu filho no futuro.
Quais as ferramentas para ensinarmos isso?
A criança tem que entender quais são as prioridades Você tem que envolver seu filho no orçamento. Falar que, se ele apagar a luz ao sair do quarto, esse dinheiro vai ajudar a bancar a viagem do fim do ano.
Qual é o maior investimento que a mãe e o pai podem fazer pelo filho?
O maior investimento para o filho é a segurança financeira dos pais, principalmente da mãe. Muitas têm investimento para os filhos, mas não têm para elas próprias, nem a aposentadoria. Quando a velhice delas não é pensada, isso vira um problema para o filho.
Muita gente abre uma poupança para o filho assim que ele nasce. É um bom investimento?
Poupança rende muito pouco, não é investimento de longo prazo. O que é? Ações, títulos de renda fixa no Tesouro, planos de previdência.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...






