Artigos
Livro conta 12 histórias de crianças que perderam os pais na pandemia

Um dos períodos mais difíceis já enfrentados pela humanidade, a pandemia de Covid-19 completa cinco anos neste mês de março. Cerca de 200 mil crianças brasileiras perderam seus pais para a doença, tendo de aprender a lidar com os reflexos sociais e emocionais do luto.
O livro “Sem Eles – O Luto Infantil Coletivo de uma Pandemia Oculta”, da Literare Books International, traz a história de 12 crianças e adolescentes que passaram pelo trauma desse período. Da mãe solo que deixa quatro filhos, incluindo dois gêmeos recém-nascidos, durante a crise que asfixiou a cidade de Manaus, ao casal que vai ao pronto-socorro com tosse leve e deixa a filha de 6 anos esperando a volta deles para sempre em Curitiba (PR).
Escrito pelos jornalistas Eduardo Ferrari e Vanessa Selicani, com ilustrações de Clóvis Stocker, a obra mostra o impacto social do luto infantil provocado pela Covid-19 em estruturas familiares já complexas no país, com mães chefiando famílias, filhos com necessidades especiais, adoções, violência doméstica e diversas outras características que tornam o significado da perda ainda mais marcante.
“O que vemos em comum nas histórias são famílias que lutam para reconstruir estruturas básicas para uma criança, incluindo novos laços emocionais e um esforço principalmente de avós e tios em prover economicamente esses meninos e meninas. É uma luta familiar solitária e de muito cansaço para dar suporte a crianças que terão marcas para sempre. É inegável que o vírus mudou de maneira drástica o futuro delas”, afirma Vanessa Selicani.
Em todo o mundo, 20 milhões de pessoas morreram por conta do coronavírus, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). O Brasil foi um dos países mais impactados pela doença, com 700 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde. A estimativa de 200 mil órfãos brasileiros com menos de 18 anos é da universidade britânica Imperial College London, que fez projeções regulares para calcular a evolução e o impacto da Covid pelo mundo.
Para Eduardo Ferrari, falar apenas de números faz com que a realidade pareça distante da sociedade, sendo mais importante “materializar as histórias de quem sobreviveu aos momentos mais dramáticos da pandemia e que vai carregar essa marca por toda vida”, conclui o escritor.
O livro terá sessão de autógrafos com os escritores em São Paulo. Confira abaixo.
Serviço:
Livro: Sem Eles: O Luto Infantil Coletivo De Uma Pandemia Oculta
Editora: Literare Books
Autores: Eduardo Ferrari e Vanessa Selicani
Ilustrações: Clóvis Stocker
Lançamento: 31 de março, das 18h às 21h30
Local: Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi
Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 2041, loja 335/336 – Piso 2 – Itaim Bibi, São Paulo.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que essas 3 séries de livros estão fazendo crianças e adolescentes largarem as telas
Leves, divertidas e cheias de identificação com o universo infantil e juvenil, essas séries mostram que o gosto pelo hábito...
Férias seguras: cuidados essenciais na praia, no clube e em passeios
Quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações ainda são as principais causas de internação e morte na infância. A boa notícia é...
6 dicas espertas para fazer aquela organização de fim de ano no quarto das crianças
Mais do que abrir espaço físico, deixar o quarto em ordem, retirando o que não serve mais, antes das festas...
O que vestir na virada? O significado das cores para começar o ano com boas energias
Da clássica roupa branca ao amarelo, verde ou rosa, cada cor carrega simbolismos culturais que podem inspirar famílias a escolher...






