Livro conta 12 histórias de crianças que perderam os pais na pandemia 

“Sem Eles” mostra o drama coletivo de 200 mil crianças marcadas para sempre pela tragédia

35
Obra explora as sequelas psicológicas, emocionais e sociais enfrentadas por aqueles que perderam seus cuidadores de forma abrupta
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Um dos períodos mais difíceis já enfrentados pela humanidade, a pandemia de Covid-19 completa cinco anos neste mês de março. Cerca de 200 mil crianças brasileiras perderam seus pais para a doença, tendo de aprender a lidar com os reflexos sociais e emocionais do luto. 

O livro “Sem Eles – O Luto Infantil Coletivo de uma Pandemia Oculta”, da Literare Books International, traz a história de 12 crianças e adolescentes que passaram pelo trauma desse período. Da mãe solo que deixa quatro filhos, incluindo dois gêmeos recém-nascidos, durante a crise que asfixiou a cidade de Manaus, ao casal que vai ao pronto-socorro com tosse leve e deixa a filha de 6 anos esperando a volta deles para sempre em Curitiba (PR). 

Escrito pelos jornalistas Eduardo Ferrari e Vanessa Selicani, com ilustrações de Clóvis Stocker, a obra mostra o impacto social do luto infantil provocado pela Covid-19 em estruturas familiares já complexas no país, com mães chefiando famílias, filhos com necessidades especiais, adoções, violência doméstica e diversas outras características que tornam o significado da perda ainda mais marcante.

“O que vemos em comum nas histórias são famílias que lutam para reconstruir estruturas básicas para uma criança, incluindo novos laços emocionais e um esforço principalmente de avós e tios em prover economicamente esses meninos e meninas. É uma luta familiar solitária e de muito cansaço para dar suporte a crianças que terão marcas para sempre. É inegável que o vírus mudou de maneira drástica o futuro delas”, afirma Vanessa Selicani.

Em todo o mundo, 20 milhões de pessoas morreram por conta do coronavírus, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). O Brasil foi um dos países mais impactados pela doença, com 700 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde. A estimativa de 200 mil órfãos brasileiros com menos de 18 anos é da universidade britânica Imperial College London, que fez projeções regulares para calcular a evolução e o impacto da Covid pelo mundo. 

Para Eduardo Ferrari, falar apenas de números faz com que a realidade pareça distante da sociedade, sendo mais importante “materializar as histórias de quem sobreviveu aos momentos mais dramáticos da pandemia e que vai carregar essa marca por toda vida”, conclui o escritor. 

O livro terá sessão de autógrafos com os escritores em São Paulo. Confira abaixo.

Serviço:
Livro: Sem Eles: O Luto Infantil Coletivo De Uma Pandemia Oculta
Editora: Literare Books
Autores: Eduardo Ferrari e Vanessa Selicani
Ilustrações: Clóvis Stocker
Lançamento: 31 de março, das 18h às 21h30
Local: Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi
Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 2041, loja 335/336 – Piso 2 – Itaim Bibi, São Paulo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui