Por Redação

Durante as festividades dos 453 anos do Rio de Janeiro, comemorados em 1º de março, a LEGO® oficializará, em cerimônia solene, a doação da maquete, de quase 1 metro de altura e cerca de 20 metros quadrados, com mais de uma tonelada em meia feita totalmente em peças de LEGO à Prefeitura da Cidade. A construção destaca os 25 importantes ícones do Rio de Janeiro como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros.
O evento contará com a presença de autoridades, personalidades e terá apresentações culturais, de música e infantis.
Segundo Christian M. Petersen, Presidente da LEGO® do Brasil, entregar a maquete à cidade só reforça o compromisso da empresa em inspirar os construtores do amanhã, por meio da redescoberta dos patrimônios locais. “Esperamos que os visitantes vislumbrem na maquete um legado cultural que homenageia a cidade e que traduz em quase 1 milhão de peças os valores da companhia, como imaginação, criatividade, aprendizado e diversão”, finaliza.
“O nosso grande desafio, desde o início do ano passado, foi manter e ampliar a programação já consagrada na Cidade das Artes, com apresentação de orquestras com música erudita e clássica, e atrair um público que, antes, não frequentava este espaço. E, a chegada da maquete da LEGO faz parte deste processo, de termos atrações mais diversas e inclusivas, além de fazer parte de um amplo projeto educativo voltado ao público infanto-juvenil”, comenta André Marini, presidente da Fundação Cidade das Artes.
A abertura ao público geral será feita no dia 02 de março. Ao todo foram usadas 947 mil peças de LEGO®. É a maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos os ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.
Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Checa. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.
Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.
Os 25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro:
1. Cristo Redentor
2. Pão de Açúcar
3. Copacabana Palace
4. Calçadão de Copacabana
5. Arpoador
6. Calçadão de Ipanema
7. Lagoa Rodrigo de Freitas
8. Jardim Botânico
9. Floresta da Tijuca
10. Morro Dois Irmãos
11. Pedra da Gávea
12. Parque Olímpico do Rio
13. Parque Radical
14. Parque Madureira
15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão)
16. Igreja da Penha
17. Avenida Brasil / BRT
18. Estádio do Maracanã
19. Sambódromo da Marquês de Sapucaí
20. Praça Mauá
21. Arcos da Lapa
22. VLT
23. Aterro do Flamengo
24. Comunidade Dona Marta
25. Catedral Metropolitana
Sobre o Grupo LEGO®
O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca, e tem atuação em mais de 140 países. Fundada em 1932, a empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen e, baseada nos blocos da marca, é uma das principais fabricantes mundiais em brinquedos de montar.
Conheça o site da LEGO® no Brasil: www.lego.com/pt-br/
Sobre a Fundação Cidade das Artes
A Cidade das Artes é um espaço concebido para abrigar múltiplas atividades artísticas, como exposições, apresentações de dança, teatro e música. Este complexo cultural também é utilizado para palestras, oficinas, congressos, conversas com autores, lançamentos de livros e outras atividades culturais. Desde o ano passado iniciou um processo de apresentar uma programação mais diversa e inclusiva, sem abrir mão do conceito original da casa, mantendo atrações eruditas, com apresentação de orquestras e sinfônicas.
Imponente e moderno projeto arquitetônico do francês Christian Portzamparc, com suas velas de concreto içadas entre o mar e as montanhas da Zona Oeste carioca, a Cidade das Artes já é um marco. Tornou-se ponto de referência na cidade por seu desenho arrojado e por levar a uma região carente de espaços para apresentações artísticas de qualidade um polo cultural que oferece, entre outras instalações, uma das mais bem equipadas salas de espetáculos da América do Sul.